sexta-feira, outubro 27, 2006

Todo dia é dia de FEIRA... LIVRE

Por Manuela Allain Davidson
Feirante-Maior do Feira-Livre


Os alunos de Jornalismo Online da Faculdade Maurício de Nassau me provam no dia-a-dia que nesta terra, em se plantando, tudo dá. Uso as palavras que um dia foram ditas pelos colonizadores portugueses sobre o Brasil para descrever minhas descobertas como professora desse pessoal.

Nesta primeira edição do Feira-Livre tem de tudo um pouco. Fruta, verdura, peixe e cada abacaxi... Os alunos se dividiram em equipes de pauta, produção de texto, de áudio e de vídeo e surpreenderam com roteiros criativos, vinhetas de abertura para as sonoras e muito bom humor.

Vale a pena navegar e degustar cada uma das matérias que os estudantes começam a lançar neste espaço, em formato multimídia. Por falta de tempo, parte do material produzido pela turma ficou em nosso banco de dados. Mas este é um pequeno problema que estaremos contornando na segunda-feira, sem falta!

Sem mais delongas, confiram:

[1] Debate às vésperas da
eleição confunde eleitores

Reportagem de Moab Augusto


[2] Reunião fantasma na
Assembléia Legislativa

Reportagem de Adriana Nolasco com áudio hilário produzido na Rádio da Nassau. Roteiro de Leonardo Santos. Participação de Moab Augusto e Leandro Lopes

[3] Náutico abre nova
rodada da Série B

Reportagem de Bruno Ribeiro
Edição Joffre e Kleber Valentim

[4] Video games na mira dos pais
Reportagem e fotografia de Paulo André Guimarães.
Edição Joffre e Kleber Valentim


[5] A iconografia judaica no
artesanato pernambucano

Reportagem e produção de áudio de Deize Meireles


Para os navegantes de primeira visita, este blog faz parte do curso e é também avaliação da segunda etapa dos estudantes - o que os estimula a fazer um trabalho ainda melhor.

Propositalmente, não estarei corrigindo os textos deles, mas dando suporte para que se capacitem como produtores e editores de conteúdo multimídia para a web. Ao final da etapa, em dezembro (04), claro que erros de português, semântica e construção de idéias pesarão nas notas. Mas agora, o momento é de dar asas e apreciar o vôo desses talentosos alunos do sétimo período.

Por favor, sintam-se convidados a criticar nosso trabalho. Afinal de contas, o leitor da Internet é sempre um juiz implacável, pronto a questionar e derrubar argumentos fracos. Essa lição - de se deixar criticar e aprender com a opinião dos outros - é uma das mais fortes que essa experiência com o blog Feira-Livre deverá trazer aos alunos. Contamos com a sua contribuição. Não se acanhe! Solte o verbo e obrigada pela participação!

Nenhum comentário: