sexta-feira, outubro 27, 2006

A Iconografia Judaica no Artesanato Pernambucano

Por Guilherme Duque
Do Feira-Livre


Foi na rua dos Judeus, atual rua do Bom Jesus, que em 1636 começou a funcionar a primeira sinagoga das américas. Depois que os Judeus foram expulsos junto com os Holandeses em 1654 a sinagoga foi esquecida, só ressurgindo em 1997 através de estudos arqueológicos e cartográficos, quando começaram as obras de restauração.

Hoje a sinagoga abriga o Centro Cultural Judaico de Pernambuco, que contém um rico acervo sobre a história dos Judeus em Pernambuco. Além da exposição permanente de peças e livros, também poderá ser vista, até o fim de outubro, uma exposição sobre a influência da iconografia judaica no artesanato pernambucanoicono.

A visita vale apena, é um paseio pela história do nosso estado e de quebra aumentamos o nosso conhecimento sobre a cultura judaica que tanto influencia nossas vidas.

A Sinagoga fica aberta ao público de terça à sexta das 9hs até às 17hs e aos domingo das 15hs às 19hs. O ingresso custa R$ 4,00 reais inteira e R$ 2,00 estudante.



Produção de áudio: Deize Meirelles

2 comentários:

Manuela Allain Davidson disse...

Curto, objetivo e informativo, Guilherme. Perfeito para a mídia online. Quanto ao SERVIÇO, seria melhor tê-lo destacado ao invés de escrever todas as informações em texto corrido. Vi apenas um ou outro errinho de português ou distração aqui ou ali... Para publicar fora do meio acadêmico uma revisada no texto já ajudava.

Manuela Allain Davidson disse...

Legal, Deize! Uma entrevista informal com tom de conversa entre amigos! Ficou jóia o registro de seu encontro com a Beatriz Schwartz, no Arquivo Histórico. Parabéns pela produção!