sexta-feira, outubro 27, 2006

Debate às vésperas da eleição confunde eleitor

Por Moab Augusto
Do Feira-Livre


Muitos eleitores de Pernambuco estão dividos entre anular o voto e a indecisão após assistirem ao último debate transmitido pela Rede Globo ontem, dia 26. O encontro de uma hora e meia entre os candidatos a governador do Estado, Eduardo Campos da Frente Popular de Pernambuco (PSB) e Mendonça Filho da União Por Pernambuco (PFL), foi marcado por criticas e denuncias administrativas das duas partes.

Mendonça se utilizou matérias de jornais para confirmar as criticam feitas as deficiências governamentais da gestão do falecido Miguel Arraes, época em que Eduardo era secretario da fazenda, levantando questões como atraso no salário dos servidores públicos em 1998 e caso dos precatórios.

Eduardo Campos tentou se desviar dos ataques mais criticou o adversário pelo aumento nas passagens de ônibus. Na tentativa de tomar o voto um do outro e conquistar o eleitor indeciso, os dois candidatos falharam com apresentação de propostas superficiais e bombardeio de informações. O bloger do Feira Livre entrevistou alguns eleitores para saber a preferência dos mesmos após debate.

A estudante Mariana Tenório fala que ao em vez de os candidatos apresentarem propostas para a população houve um verdadeiro confronto político. “Realmente estou muito indecisa e cheia de duvidas. Não sei em que vou votar”, afirma Mariana. O comunicador de rádio e correspondente do programa Transnoticias, Hiljan Dutra, diz que os candidatos estão muitos ligados as questões passadas esquecendo dos problemas atuais como a segurança pública.

O apresentador do programa Tribuna do Povo Artur Araújo, da Rádio Relógio AM, afirma que as criticas e denuncias faz parte da briga política e tem que existir para uma melhor avaliação do eleitor. Foram entrevistados 54 eleitores, 22 dizem que irão votar em branco, 23 estão indecisos e nove afirmam saber em quem irá votar no próximo domingo dia 29.



Reportagem e produção de vídeo: Marina Lira


Reportagem e produção de áudio Beto Café

5 comentários:

Anônimo disse...

Mendonça é muito fraco,minha gente,como também Jarbas.São uns analfabetos.

Anônimo disse...

Concordo.

Anônimo disse...

Matéria muito boa e completa. Parabéns ao jornalista e ao pauteiro(a).

Manuela Allain Davidson disse...

Marina, video coerente com a matéria. Senti só a falta do crédito dos entrevistadose a ficha técnica da peça. Mas valeu!

Manuela Allain Davidson disse...

Moab, a matéria ficou interessante mas bem subjetiva. A pesquisa ficou com a maior cara de chutômetro. Sempre que for publicar alguma coisa formalmente na internet, lembre-se de que 'revisar é preciso'. Há errinhos bestas de crase e concordância (nominal + verbal) que se você tivesse um pouquinho mais de atenção imagino que não cometeria. :)