sexta-feira, novembro 03, 2006

Um novo parque para a zona sul do Recife

Por Leandro Lopes
Do Feira-Livre


Mais um parque será construído na cidade do Recife, e além de servir como diversão para a população o parque será um dos pontos principais para o turismo pernambucano. A idéia surgiu do prefeito João Paulo em parceria com a Aeronáutica. A construção do parque se dará numa área de 33 mil metros quadrados, uma área verde que pertencia à aeronáutica e que não estava sendo utilizada.

O terreno fica localizado na divisa do bairro de Boa Viagem com Piedade, locais que ainda não apresentam parques voltados para tal finalidade. A proposta é fazer um parque diferente dos demais, segundo o prefeito João Paulo o parque apresentará auditório, museu, área reservada para a terceira idade, para jovens, crianças, ciclovias e um espaço que funcione 24 horas.

Para a idealização do parque foi indicado nada mais nada menos que Oscar Niemeyer, que aceitou o convite do prefeito do Recife para construir essa importante obra. Além de ser a primeira obra feita na cidade por Niemeyer o parque será homenageado com o nome da mãe do atual presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva, que terá o nome de Parque Dona Lindu, como Eurídice Ferreira de Melo era conhecida. Oscar é idealizador de várias obras como a construção de Brasília, o edifico da ONU e a sede do partido comunista, na França.

De acordo com dados da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana, EMLURB, a cidade do recife tem cerca de 450 praças e 10 parques. Os mais visitados são : Parque da Jaqueira, no bairro do Parnamirim, Parque Treze de Maio, no centro, Praça de Casa Forte, Praça da Marinha, Horto de Dois Irmãos, dentre outras áreas verdes.

Produção de vídeo Priscilla Nogueira



Produção de Áudio Amanda Delmas



3 comentários:

Manuela Allain Davidson disse...

Priscilla, quanto ao vídeo que você produziu, levando em consideração todas as dificuldades técnicas que vocês tiveram, a minha observação aqui é sobre o conteúdo. A pauta foi sobre o novo parque do Recife e seu enfoque foi exclusivamente sobre Niemeyer - e em Brasília. Editorialmente, sinto que faltou um link mais forte entre as duas idéias. Para completar, o áudio da edição que vc e Kléber fizeram ficou uma bagunça só. Vocês ouviram o material antes/depois de colocar no ar?

Manuela Allain Davidson disse...

Leandro, o Recife pode até não ter muitos parques, mas no teu texto a história é outra! :) Para o futuro, cuidado com tantas repetições, ok?

Manuela Allain Davidson disse...

Amanda, faltou entrevistar alguém ou usar uma música de fundo no seu áudio, mas ainda assim ele foi bastante informativo. Você trouxe informações que complementam a matéria principal de Leandro. Parabéns!