sexta-feira, dezembro 21, 2007

Adote um Idoso neste Natal

Por Luciana Lino.
Do Feira Livre.

Chegou a época das festas. Período onde familiares se reúnem para a troca de presentes e confraternizações. Ainda há tempo para fazer um Natal diferente aos que não tem o mesmo privilégio de passar uma data especial, ao lado de pessoas especiais.

A campanha Adote um Idoso é ótimo exemplo disto e uma oportunidade aos que querem fazer um Natal diferente para quem precisa. Humanizar o Natal dos idosos está ao alcance de qualquer um de nós, basta ter vontade e tomar a iniciativa. Uma das campanhas que vem dando certo e sendo bastante procurada é a campanha Adote um Idoso neste Natal , que está em seu quarto ano consecutivo e será direcionada à 35 idosas que vivem na Casa para Velhice Luiza de Marillac.

A campanha, que teve início, no último dia 27 de novembro, terá sua festa na própria Instituição. Na festa, que será realizada no dia 22 de dezembro, terá os nomes das idosas expostos em cartões numa árvore de natal. Tudo isto para que as pessoas interessadas escolham uma idosa a ser 'adotada'. Além dos nomes, também terão as listas de presentes que cada uma delas gostaria de ganhar. Com bastante honestidade e ajuda de voluntários, o projeto estabelece os cuidados com idosas do ponto de vista social e de saúde, além de orientar os cuidadores.

O trabalho, que faz este tipo de realização não só na época do natal, mas como também durante todo o ano, conta com a atuação de uma equipe interdisciplinar que envolve geriatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, enfermeiro e psicólogo, professores, funcionários, além de estudantes de graduação e especialização em Geriatria e Gerontologia da Uncisal.


Todo mundo pode participar. Seja você também mais um voluntário desta boa ação e faça um idoso feliz. Aos interessados nesta matéria é só acessar http://www.uncisal.edu.br/. Aos que pretendem visitar novos azilos, segue alguns para contato: www.vovogarden.com.br e www.residencialanaliafranco.com.br/ . Além do www.acaocidadania.com.br que está sempre disponível para todos os tipos de doações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse abrigo Luiza de Marillac em Maceió é uma farsa!!!Várias irregularidades ocorrem lá. Exemplo disso é o fato que à noite as idosas são dopadas as idosas.Já ouvi vários relatos de idosas falando que são maltratadas.E é visível a falta de uma terapia ocupacional, sem uma atividade dirigida as idosas na maioria caem em um quadro depressivo. Quando se conhecer o abrigo á primeira vista...toda a sujeira é jogada debaixo do tapete.