sexta-feira, junho 08, 2007

Violência

Violência no Brasil

Por Thaís Leão
Do Feira Livre


Violência, impunidade, respeito, esperança...
Essas são apenas algumas palavras repetidas diariamente na ruas e nos jornais, palavras que se tornaram comuns ao nosso cotidiano. Outro dia tive a oportunidade de assistir ao filme vida de inseto, um história que trata da luta das formigas, que ameaçadas pelos gafanhotos eram obrigadas a colher alimentos para eles. O desenrolar do filme mostra que com o passar do tempo, as formigas compreenderam que estavam, em maior número e por isso não deveriam temer a essa opressão imposta pelos gafanhotos. Mas elas sofreram muito antes de aprender.
Volto a realidade e vejo que o Brasil é um grande formigueiro acuado pela violência, onde todos os dias milhares de pessoas são obrigadas a entregar seus pertences à assaltantes, e outras tantas perdem suas vidas. Elegemos nossos governantes, mas não cobramos suas promessas, e quando alguns dos nossos unem-se para lutar contra essa opressão, são esmagados por uma palavrinha chamada “burocracia”. Assim aconteceu com os pais da jovem Gabriela, que numa tentativa de alterar algumas das nossas leis arcaicas colheram milhares de assinaturas, mas foram barrados pela burocracia.

Se o abaixo assinado tivesse chegado aos parlamentares, talvez hoje os menores infratores que participaram dos assassinatos do menino João Hélio, da jovem Liana Friedenbach e seu namorado Felipe Silva Caffé, fossem devidamente condenados como os demais que participaram dos respectivos crimes. Pois se eles agem como adultos para roubar e matar, deveriam ser punidos como tal.
O tempo vai passando e apenas e apenas as incertezas permanecem:
- Quantos anos mais teremos que sofrer com essa impunidade descontrolada e essa violência desmedida?
- Quantos vidas mais terão que ser sacrificadas, para que nossos governantes resolvam tomar as devidas atitudes?
- Quantos sonhos mais terão que ser interrompidos?

Nenhum comentário: