sexta-feira, junho 29, 2007

São Pedro


Festejos juninos chegam à reta final

Por Elaine Menezes
Do Feira – Livre.

Hoje é comemorado o dia de São Pedro. O primeiro Papa, o guardião das portas do céu e também é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus, e o dia 29 de junho foi dedicado a ele. Todos os anos, pescadores como ele, rendem homenagens ao padroeiro que atende preces por fartura no pescado e proteção contra os mares violentos.

Por isso, nesta quinta-feira, principalmente as cidades litorâneas vivem um dia especial. E em Pernambuco não foi diferente, a capital e o interior se dividiram em atos religiosos e festas profanas para homenagear o santo.

As comemorações iniciaram no Recife às 6h da manhã, no qual a Colônia de Pescadores Z-1 do Pina, que há 54 anos mobiliza familiares e moradores do bairro, começou com uma salva de 21 tiros de fogos de artifício. Às 8h foi celebrada uma missa campal na capela de São Pedro. Já à tarde, por volta das 14h e com a maré cheia, iniciou-se a procissão, que reuniu mais de 50 barcos de pesca, percorreram as águas da Bacia do Pina. Um andor com a imagem do santo abriu o cortejo, que saiu da ponte do bairro, seguindo pelo Porto do Recife até a chegada entre as pontes da Boa Vista e Duarte Coelho, de onde os barcos retornaram. De volta à Colônia, houve diversas apresentações populares.

Ainda não para por ai. Ainda nesta noite aconteceram comemorações em todo os cantos do estado, para assim encerrar as festividades juninas. No Recife, o Arraial do pátio de São Pedro e no Sítio da Trindade, haverá a partir das 19h shows culturais com artistas locais e apresentação de quadrilhas juninas.

Mas é no interior que os festejos pegam fogo. Na cidade de Itapetim – local onde é realizada uma das mais tradicionais festas de São Pedro - no Sertão do Pajeú, na divisa de Pernambuco com a Paraíba, há 420 km do Recife, as bandas Gatinha Manhosa, Gatos Boys e Carneiro do Acordeom animarão a noite. Em Carpina, o encerramento das festividades juninas será com a banda Cavalo de Pau. Já em Caruaru a festa será comandada por Assisão, Banda Magnatas do Forró, entre outras. Na cidade de Vitória de Santo Antão as bandas Brucelose e Anjos do Forró, agitarão a noite.

E você, vai ficar em casa comendo milho? Escolha a sua programação e caia no forró.

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Elaine, quando a gente escreve para a web, todo cuidado com o português é pouco. Isso quer dizer atenção redobrada às normas gramaticais, acentuação, pontuação e por aí vai. A dica aqui é tentar fazer sempre orações mais curtas e completas. Quando a gente prolonga demais uma frase, termina se perdendo na redação. Senti isso aqui...

A formatação do texto está ok, mas eu ainda separaria mais os parágrafos, para valorizar idéias distintas contidas num único bloco de texto. As fotos estão ok tambpem, mas faltou o link para conteúdo expandido.

No mais, boas férias ;)