sexta-feira, junho 29, 2007

São João

O Forró do Seu Pedro

Por Thaís Leão
Do Feira Livre

Pé-de-moleque, milho verde, pamonha e muito forró esse foi o resultado das comemorações do São João pelo Brasil a fora, um grande sucesso visto principalmente nas ruas de Caruaru e Campina Grande. Passada toda essa euforia, chega à hora de fechar o ciclo junino com as comemorações de São Pedro, o guardião das portas do céu, protetor das viúvas e dos pescadores. Para iniciar os festejos do dia 29 de junho, são realizadas nas cidades litorâneas as buscadas de São Pedro, onde pescadores como ele, rendem homenagens ao padroeiro que atende preces por fartura no pescado e proteção contra os mares violentos.

Em Pernambuco não poderia ser diferente e da capital ao interior, as comemorações são divididas em rituais religiosos e festas profanas. Hoje pela manhã ocorreu a 6º edição da Buscada de São Pedro em Jaboatão dos Guararapes, que após a chegada da imagem do santo, seguiu em uma procissão marítima até o Hospital da Aeronáutica. Em Olinda, a festa fica por conta das tapioqueiras do Alto da Sá que adotaram o santo como padroeiro, e em sua homenagem realizam um concurso para escolha da maior tapioca produzida no local. Enquanto isso no interior do estado, o arrasta-pé vai correr solto no Pátio do forró em Caruaru, com as bandas Solteirões do Forró e Forró Nela, além dos cantores Eduardo Veloso, Jailson Rosset, Novinho da Paraíba e Savinho ficam responsáveis pela animação do público.


E como São Pedro não poderia ficar de fora das adivinhações realizadas durante o período junino, segue algumas das curiosidades que aguçam ainda mais os festejos em homenagem ao santo.

- A corrida do pau-de-sebo : Reza a lenda que a mulher que tocar no pau-de-sebo neste dia, terá o casamento com um homem de bem. Por isso os homens são encarregados de conduzir o mastro até o local indicado, enquanto as mulheres correm polvorosas para tentar realizar esse feito;

- Todo homem que tiver Pedro ligado ao seu nome deve acender fogueiras nas portas de suas casas ;

- Se alguém amarrar uma fita em uma pessoa de nome Pedro, este se vê na obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida à pessoa que o amarrou.

2 comentários:

Manuela Allain Davidson disse...

Formatação ok, exploração de pauta interessante, fotos ok. Só precisa redobrar os cuidados com o português, privilegiando a escrita na ordem direta e texto mais objetivo. Também faltou o link para conteúdo expandido.

Unknown disse...

as fotos, ou melhor, a foto não estão tão ok não. na legenda diz ser do pátio de são pedro e ao fundo lê-se o luminoso: "Caruaru a capital do forró".

e isso ai....