sexta-feira, junho 29, 2007

Festas Juninas

Em cada canto de Pernambuco São Pedro é festejado

Por Joceline Irany
Do Feira – Livre.



No mês de junho se comemoram três santos São João, Santo Antônio, e São Pedro. E em homenagem a eles surgiu a festa junina que são tradicionais do nordeste. As celebrações são feitas em Paróquias, e o povo paga promessas e agradece pela graça alcançada.Tudo isso se juntou ao forró e comidas típicas da região.
Hoje é dia 29 de junho é o dia do ultimo santo, São Pedro que é padroeiro dos pescadores, possui as chaves do céu e é o santo é padroeiro da praia de carne de vaca que fica a 80 quilômetros de Recife. Esta manhã no município, o santo foi festejado com procissões, missas, festejos e muitas orações.
A tarde houve uma procissão marítima e os pescadores levaram a imagem do santo em seus barcos. Agora a noite a animação em Carne de Vaca fica por conta de apresentações de grupos de ciranda, coco, forró e orquestras sinfônicas.
Em clima de forró o estado festeja São Pedro, em cada canto bandas e grupos folclóricos se apresentam e muitas fogueiras são acesas.No Recife houve comemoração religiosa no bairro do Pina, os pescadores da Colônia Z-1 saíram em procissão às 14h.
No Pátio de São Pedro, no bairro de São José, foi celebrada uma missa, para animar a noite a prefeitura preparou uma programação especial.
Quem abre a noite é a Quadrilha Junina Tradição depois segue a apresentação de Daniel Bruno,Trio Os Quentes do Forró e Geraldo Maia. Rogério Rangel que fez muito sucesso no São João de Caruaru sobe ao palco do Pátio de São Pedro, às 22h.
Caruaru a capital do forró não poderia ficar de fora, a noite hoje será animada pelo desfile de “drilha” Turisdrilha pela Agamenon Magalhães com trio elétrico a musica fica por conta das bandas Colo de Menina e Gaviões do Forró. No pátio de eventos a animação fica por conta de Genaro e Walquíria, Assisão, Vilões do Forró.

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Joceline, a redação jornalística demanda cuidados redobrados com acentuação, gramática e até mesmo digitação, independente do meio onde é publicada. O mesmo se aplica à mídia online.

No futuro, evite 'justificar' a formatação do texto para a web e lembre de separar o bloco único de texto em parágrafos com uma linha de espaço entre eles - isso facilita o processo de leitura via computador.

A foto está fora da formatação pedida e falta o link para conteúdo expandido.