segunda-feira, junho 04, 2007

Medicina

Auto-Hemoterapia: Polêmica à vista

Por Diego Alpoim
Do Feira-livre


O Fantástico levantou a polêmica no mês passado, publicando uma reportagem sobre a Auto-hemoterapia. O que é auto-hemoterapia? É um recurso terapêutico de baixo custo, um método simples que se resume em retirar sangue, de 5 à 20ml, de uma veia e aplicar no músculo, com isso estimulando o Sistema Retículo Endotelial, e quadruplicando os macrófagos, células importantes no mecanismo de defesa do sistema imunológico. Esse tratamento promete curas para doenças como: Artrite, Asma, Glaucoma, herpes, Pneumonia, Poliomelite, entre várias outras.

Foi mostrado na reportagem o DVD de auto-hemoterapia, que está sendo vendido, do Doutor Luiz Moura, integrante Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. Nele passa o médico aplicando a injeção em pacientes, explicando como é a técnica e citando diversos casos de cura. Segundo Moura, o tratamento ajuda também na cura do câncer. ´´ É uma prevenção contra um possível câncer``, afirma o clínico.

Mesmo com todos esses aspectos, a favor da Auto Hemoterapia, para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o CRM do Rio de Janeiro, é uma técnica ultrapassada e ainda não há comprovação científica.

O presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia, Carlos Chiattone, também condena esse tipo de recurso. ´´ "A Sociedade Brasileira de Hematologia e hemoterapia vê com muita preocupação a possibilidade de pacientes que possam se beneficiar ou possam curar de doenças graves com a medicina tradicional possam perder a chance de cura, abandonando o tratamento convencional``, afirmou Chiattone.

Justamente em Pernambuco, que é um dos estados contra esse tipo de prática, a auto-hemoterapia está sendo usada em caráter experimental pela Secretaria de Saúde de Olinda, está usando a auto-hemoterapia em caráter experimental. "Até agora, das 15 pessoas escolhidas para os testes, 90% dizem que melhoraram muito ou acabaram os sintomas", informou o secretário municipal de Saúde de Olinda, João Veiga, que também é médico e é quem aplica as injeções.

Enfim, esse assunto ainda vai dar muito o que falar e o tema está em aberto para ser discutido entre as autoridades médicas e do governo. Pesquisas devem ser realizadas para ser comprovada ou não, a eficácia do tratamento.


- O que é a auto-hemoterapia



- Demonstração da auto-hemoterapia

Nenhum comentário: