segunda-feira, junho 04, 2007

Encontro








I Encontro de Restaurantes Populares em Brasília





Por Elaine Menezes
Do Feira-Livre.


O encontro realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio reuniu na Academia de Tênis Resort, em Brasília, cerca de 110 gestores de Restaurantes Populares (RP’s) de todo o Brasil.

O evento organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) teve o intuito de melhorar a capacitação dos gestores de restaurantes populares e para a troca de experiências que deram certo na alimentação popular.

Segundo o ministro do MDS, Patrus Ananias, o encontro possibilitou fazer uma avaliação dos trabalhos realizados pelos gestores desses restaurantes. “A meta do evento foi fazer uma avaliação dos trabalhos que estamos desenvolvendo em parceria com as prefeituras”, relata.

O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Francisco Menezes, afirmou que o encontro foi positivo para o desenvolvimento do programa. “Ele teve um aspecto de, pela primeira vez, fazer encontrar gestores de todo Brasil. Tivemos uma extraordinária reunião de experiências. Certamente, um forte intercâmbio dentro da construção do Sistema Segurança Alimentar”.


Durante o evento também foi lançado o Plano Nacional de Formação de Gestores, que pretende capacitar os administradores dos RP's com encontros e cursos à distância.

Em Pernambuco existem apenas três restaurantes em funcionamento. Dois no Recife - sendo um no bairro do Totó e outro no Cais de Santa Rita e um em Petrolina. Mas ainda este ano, serão iniciadas as obras de mais dois restaurantes, um na cidade de Olinda e outro em Vitória de Santo Antão.

Resumo:

Os RP’s são Unidades de Alimentação e Nutrição destinadas ao preparo e comercialização de refeições saudáveis, ofertadas a preços acessíveis à população (a maioria deles cobram apenas um real pela refeição), e devem localizar-se preferencialmente em grandes centros urbanos de cidades com população superior a 100.000 (cem mil) habitantes.

O público beneficiário dos restaurantes são trabalhadores formais e informais de baixa renda, desempregados, estudantes, aposentados, moradores de rua e famílias em situação de risco de insegurança alimentar e nutricional. O MDS apóia a instalação de Restaurantes Populares através de financiamento de construção, reforma e adaptação de instalações prediais, aquisição de equipamentos permanentes, móveis, utensílios e equipamentos de proteção individual (EPIs) novos.


Serviço:

Restaurante Popular – Bairro do Totó
Avenida 11 de Agosto, s/n° (Coordenadoria Regional de Assistência Social – CRAS, no Centro Social Urbano Bidu Krause)
Funcionamento: das 11h30 às 13h30
Preço: R$ 1,00

Restaurante Popular – Cais de Santa Rita
Cais de Santa Rita, s/n - Bairro de São José
Funcionamento: das 11h às 13h30
Preço: R$ 1,00

http://www.mds.gov.br

Nenhum comentário: