segunda-feira, junho 04, 2007

Aquecimento Global


Dia Mundial do Meio Ambiente desperta senso ecológico


Por Tito Pedroza
Do feira-livre

Inundações, degelo dos Pólos, Tratado de Kioto, efeito estufa, emissão de gases tóxicos poluentes. O que já é fato e o que é previsão? O planeta já passou por varias catástrofes naturais e sempre se recuperou, ainda que de forma lenta e gradativa, mas agora a Terra está doente, está com febre. E nós somos a causa desse Aquecimento.

O tema aquecimento global tem se tornado uma constante em nosso dia-a-dia. Muito se fala e pouco se esclarece sobre o fato. O que vem sendo feito e o que ainda pode ser feito para evitar trágicas conseqüências para a vida na Terra? É possível conseguir o engajamento da sociedade em ações de preservação do meio ambiente sem promover pânico?

Na próxima terça-feira(05), Dia Mundial do Meio Ambiente, várias atividades serão realizadas no Estado e promovidas pela Secretaria de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente (SECTMA). “Mostramos, com nossa história, que somos bons destruidores da natureza com nossos ciclos da cana, do café, do ouro, do algodão e nosso acelerado processo de industrialização.”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Aristides Monteiro.

O fato é que a sociedade organizada e globalizada está, cada vez mais, interessada em entender sobre a problemática e tentar de alguma forma colaborar para minimizar as conseqüências. Segundo o diretor-geral de Educação de Jaboatão dos Guararapes Emanuel Souto, Ações extremas como as do GREENPEACE servem para alertar a sociedade, no entanto a diferença será feita nas pequenas ações de cada cidadão. “É preciso formar Ecocidadãos em nossas escolas. O que ainda é muito difícil já que as necessidades do homem parecem remar contra as necessidades da natureza”, reforça Souto.

Programas e políticas públicas de reflorestamento e educação ambiental ainda são as melhores opções para conter e esclarecer a situação à sociedade.




Edição: Alexandre Acioli Jr.
Observação: sem crédito na foto, atenção à ortografia e à formação das palavras.

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Alarmista? Naaaa.. hahahaha!! Bom material, Tito. Parabéns. Só tenha um pouquinho mais de atenção com a redação, ok? Mas ficou jóia.