sexta-feira, maio 18, 2007

Profissão

Vida de Balcão

Por Cecília Brissant
Do Feira - Livre

É necessária muita prática e talento para seguir a profissão de barman. É preciso saber misturar as bebidas certas, conhecer muito bem os ingredientes que compõem o coquetel e o mais importante saber servir para diferentes tipos de freguês.

Como qualquer outra profissão é preciso estudo e dedicação e também um pouco de talento. Um bom profissional deve conhecer as características das bebidas, ter os instrumentos básicos de trabalho e saber descobrir a preferência de cada cliente.
Como o bar é um local de espairecer, relaxar e muitas vezes desabafar, o barman acaba virando confidente. É preciso saber conversar com o cliente, ter um bom pacote de informação geral e saber oferecer o drink no momento certo. Ouvir histórias, algumas um pouco estranhas, e ajudar o cliente a tomar decisões importantes. É uma situação que se torna constante na vida deles. ‘‘As pessoas começam a confiar em nós. A sintonia entre cliente e freguês é imediata’’, diz Daniel Lourenço barman, há 22 anos.

“Depois do filme Coquetel, as pessoas pensam que vida de barman é fácil e divertida, mas não é. Temos que passar a noite toda e muitas vezes as manhãs acordados, aturar bebados chatos, gente com problemas pessoais que vão tomar umas e outras e fazem da noite do barman um inferno, mas um inferno mesmo, com direito a fogo, tridente, diabo e por aí vai.Claro que tem as recompensas, nós bebemos de graça, pegamos várias mulheres, e também nos divertimos um pouquinho quando da tempo.” confessou o barman.



cenas do filme Coquetel

Edição: Bruna Damaso.
Obs: Título fora do lugar e assinatura errada.

Nenhum comentário: