sexta-feira, maio 18, 2007

Comoção

Desaparecimento de criança britânica sensibiliza o mundo

Por Rochelly Pinho

do Feira-livre


Mais de duas semanas que Portugal está parado.Celebridades, políticos e todo o restante da população estão envolvidos na procura da menina britânica , Madelaine McCann, 4 anos, que desapareceu no último dia três, de um balneário do sul do país.

A menina desapareceu quando dormia, ela estava em um quarto de hotel de um complexo turístico da Praia da Luz com seus irmãos gêmeos de dois anos, no momento em que os pais desceram para jantar. Até agora não se tem nenhum resultado sobre o paradeiro da garota ou do acusado pelo rapto. Fotos e vídeos da menina estão espalhados em todo o mundo, através da televisão, sites e jornais, recompensas estão sendo oferecidas. Políticos, autoridades, artistas e jogadores de futebol se mobilizam para divulgar o caso e pedir a volta da menina .


apelo do jogador David Beckham

O Brasil, diferente de Portugal, que se comoveu com o desaparecimento de Madelaine McCann e mobilizou todo o país para encontrá-la, não se sensibiliza tanto com esses casos. A rotina com que casos como esses acontecem, transformam a situação em um crime corriqueiro. A noticia de uma criança desaparecida, anda pouco no Brasil. Fotos e vídeos nem sempre chegam a todas as pessoas da cidade e os artistas e jogadores de futebol muitas vezes nem sabem do acontecido, a não ser que seja com um de seus familiares.

Crianças, jovens e adultos desaparecem diariamente no Brasil. Vários são os motivos que levam ao desaparecimento: exploração sexual, perversão de um seqüestro ou por uma fuga da vida de maus tratos.

Atualmente o Ministério da Justiça contabiliza cerca de 10 mil desaparecidos por ano no Brasil.

Edição: Bruna Damaso.