segunda-feira, maio 28, 2007

Tabagismo

Vício também prejudica a vida amorosa e profissional

Foto: www.comune.torino.it
Mais de sete milhões de brasileiros deixaram de fumar nos últimos 14 anos

Por Dulce Mesquita
Do feira-Livre


Que o cigarro faz mal à saúde todo mundo já sabe. A novidade agora é que a nicotina também prejudica o relacionamento afetivo e profissional. A notícia foi divulgada depois de uma pesquisa feita com fumantes e não-fumantes, pelo Instituto Farmacêutico Pfizer.

O estudo aponta que 52% dos entrevistados perderam o interesse pelo parceiro devido ao fumo. “O cheiro (do cigarro) me irritava. Meu cabelo, minhas roupas, tudo ficava fedendo. Prefiro alguém que como eu, que não fume”, declara a contadora Mariana dos Santos.

No campo profissional, o vício também pode trazer problemas. O empresário Pedro Rodrigues, dono de um restaurante na Região Metropolitana do Recife, já demitiu dois funcionários por serem fumantes. “O cheiro do tabaco incomodava os clientes. E num restaurante isso é inadmissível”, justifica.

Entre os fumantes, o assunto gera divergências. “Acho que é discriminação. Fumar não interfere na capacidade profissional nem impede a relação afetiva”, diz o estudante Alberto Braga. “Os fumantes são minoria, devemos nos adaptar ao mundo antitabagista”, considera a psicóloga Maria Cavalcanti.

Segundo o Instituto nacional do Câncer (Inca), mais de sete milhões de brasileiros deixaram de fumar nos últimos 14 anos.


Retirado do Youtube

Edição: Priscilla Aguiar

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Dulce, seu post está mais redondinho do que bola de futebol nova! Bem apurada, bem redigida, concisa, objetiva, leve e interessante de ler! Isso tudo levando em conta os princípios de redação online e multimídia. Parabéns! Minha única dica é que você se permita ser mais criativa em títulos. Seu texto pede isso ;)