segunda-feira, maio 28, 2007

SAÚDE

Perigo da Automedicação

Por Carolina Ulisses
do Feira-livre



Foto de divulgação do IOC
(Instituto Oswaldo Cruz)

Hábito comum no Brasil, a automedicação é uma prática condenável e deve ser evitada pelo consumidor. Apesar de usados para curar enfermidades e aliviar sintomas, os medicamentos também podem ser nocivos à saúde, principalmente se ingeridos de maneira errada e sem uma orientação médica.

"A automedicação é perigosa porque ocorre de forma desorientada, podendo causar problemas às pessoas", O maior risco é a intoxicação. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 12 mil casos do tipo ocorrem diariamente no Brasil provocados pela ingestão de medicamentos ou substâncias químicas. As crianças são as principais vítimas. Um remédio ingerido sem a devida orientação também pode acabar cortando o efeito de outros medicamentos que a pessoa possa estar tomando para algum tratamento específico.

As pessoas nunca devem seguir conselhos de vizinhos, pessoas da família ou de balconistas de farmácia. O ideal é procurar um posto de saúde para que o médico possa avaliar o caso e receitar, se for necessário, o remédio mais adequado.


Confira entrevista sobre o assunto.





Edição: Alexandre Acioli Jr.
Observação: sem crédito dentro da foto, atenção à ortografia.

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Pauta interessante, mas com texto fraco. Registrei a ausência de identificação dadeclaração colocada na matéria, entre outras coisas.