segunda-feira, maio 14, 2007

Deficiência Visual


Leitura sem limites

Por Éricka Melo
do Feira Livre

Os portadores de deficiência visual lêem,aprendem a distância, escrevem, informam,se informam, fazem compras, batem papo,conversam com surdos, namoram, casam, fazem tudo como qualquer outro ser humano.Isso não os impedem de viver apesar das limitações.

O braile,sistema de leitura utilizado pelos portadores de deficiência visual,transmite atráves dos dedos treinados a leitura de sinais simétricos e formam códigos que são transformados em palavras, pensamentos,idéias e emoções.

Em Recife, existem associações de apoio,fitotecas e bibliotecas em braile ligadas ao Estado, privadas e não-governamentais. Boa parte delas atendem gratuitamente.Outras instituições cobram de acordo com a faixa de renda do interessado.

O Instituto dos Cegos,por exemplo,trabalha com o objetivo de
atender o aluno cego e visão subnormal no que se refere as necessidades à sua educação;Garantir acesso aos recursos específicos priorizando o ensino fundamental;Atender a demanda nas diversidades decorrentes da programação escolar;Promover a capacitação profissional e recursos humanos da comunidade.


Serviço:
Instituto de Cegos
R. Guilherme Pinto, 146Graça, Recife, CEP 52011-210tel./fax (81)3231.0936
e-mail: cegosrecife@ig.com.br
Edição: Fabiana Francelino

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Mas e a entrevista?