segunda-feira, maio 28, 2007

Cultura

Chega o fim o Festival de Circo do Brasil

Por Thaís Leão
Do Feira Livre


A graça de malabaristas, mágicos e palhaços encantou o público pernambucano durante dez dias. O Festival de Circo do Brasil trouxe ao Recife atrações nacionais e internacionais, atraindo milhares de pessoas para as duas lonas montadas no Recife Antigo e em Boa Viagem. A lotação do Teatro de Santa Isabel esgotou nos três dias em que foi encenado o espetáculo L'Oratório d'Aurélia, dirigido por Victoria Thierrée Chaplin e estrelado por Aurélia Thierrée, filha e neta de Charlie Chaplin, respectivamente. Foram as únicas apresentações do destaque internacional no País.

Enquanto isso, na praça do Arsenal, no bairro do Recife Antigo, um grito de liberdade ecoou por todos os lados. O grupo Teatro Mágico fez uma verdadeira revolução de risos e lágrimas, com um coro em perfeita sintonia, ao som da música "O Anjo Mais Velho". A banda ficou conhecida nacionalmente pela forma inusitada de expor os pensamentos através da música. Refrões como "Só enquanto eu respirar, vou me lembrar de você, só enquanto eu respirar...", já embalaram uma legião de fãs pelo país.

Em resposta a apresentação no Estado, no dia seguinte ao show o integrante Gustavo fez uma publicação sobre o show no blog do grupo. "O que aconteceu ontem aqui em Recife foi um absurdo! Foi um marco em nossas vidas, ser bem recebidos, com a galera cantando as músicas, com participação de Silvério Pessoa. Estamos muito felizes por finalmente tocar em um local que é inspiração pra gente!", comemorou. Mas o festival não ficou só nas apresentações, o público também conferiu palestras sobre o cenário atual da atividade circense no Brasil, oficinas e uma exposição fotográfica sobre a vida mambembe.




O último dia foi marcado por apresentações descentralizadas: na Lona Recife Antigo - Mostra Escolas de Circo: Sua Majestade o Circo (AL); Escolas Vivendo e Aprendendo / Pé-de-Moleque (PI); Escola Circus Gisi e Canoa Criança (CE) e na Lona Boa Viagem – Áticus-Tilt (Espanha) e Avner (EUA) e Números Circenses: Fernanda Ledesma (Espanha) e Paula e Raoni (RJ). O destaque ficou com o espanhol Javi Javichy, que fez a festa da criançada em plena Praça do Carmo, em Olinda.

Edição: Priscilla Aguiar

3 comentários:

Manuela Allain Davidson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuela Allain Davidson disse...

Acho que ninguém editou seu texto, Thaís... Erros de digitação acontecem com mais freqüência do que gostaríamos - especialmente na web. Por isso, atenção redobrada.

Seu título 'Chega o fim o Festival de Circo do Brasil' ficou estranho. Creio que você quis escrever 'chega AO fim'. Mas enfim!

Dois parágrafos extremamente grandes e confusos de abertura fazem com que você perca o leitor rapidamente. Exercite sua objetividade, você só tem a ganhar com isso.

Boa sacada a do vídeo, mas de quem é? Você mesma produziu? Não ficou claro...

Priscilla Aguiar disse...

Thais,

ser mais objetiva, colocar as melhores informações sempre a frente. Modifiquei um pouco a estrutura inicial do texto e algumas palavras também.

Beijos Priscilla Aguiar