terça-feira, maio 15, 2007

Arrasta-pé



Trem do forró completa 17 anos



Por: Bruno Xavier


do Feira-livre



Empresa rexponsavél pela realização do evento, diz que vai investir 350 mil reais para o trem esse ano, entre coordenação e divulgação.

Com uma história marcada por 17 anos de muito arrasta-pé, o Trem do Forró é hoje um dos mais conhecidos símbolos do tradicional São João de Pernambuco. O arraial móvel reúne cerca de oito mil pessoas, que seguem do Marco Zero ao Cabo de Santo Agostinho embalados por muito forró. Este ano, serão oito viagens (02, 09, 10, 16, 17, 23, 24 e 30 de junho) e cada comboio é composto por dez vagões.

Cada vagão, devidamente decorado com motivos juninos, é animado por um trio pé-de-serra e conta também com serviço de bar e toaletes. Este ano, o Trem promete agradar a todos com uma parada inédita na Estação de Pontezinha, onde acontecerá uma apresentação de coco-de-roda, tradição típica do local. “Fizemos esta experiência ano passado em algumas saídas e foi muito bem aceita pelos passageiros e principalmente os turistas de outros estados, que se encantaram com nossa cultura popular”, afirma a organizadora do evento, Jane Lima.

A Serrambi Turismo investe cerca de R$ 350 mil no evento, incluindo divulgação e coordenação. Cerca de 120 empregos direto são gerados, entre pessoal de vendas, trio de forró, seguranças, atendentes, pessoal de limpeza, enfermeira e pessoal técnico. O evento ainda gera em torno de 200 empregos indiretos, em bares, restaurantes, hotéis, etc.

Já foram vendidos quase 30 vagões e os trens dos dias 10 e 16 já estão com todas as vagas esgotadas. Há reservas de turistas de várias partes do País, principalmente Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Natal.

Em cada vagão, além do trio de forró pé-de-serra e serviço de bar, são oferecidas aos passageiros, segurança, equipe médica para primeiros socorros e carro de apoio, durante todo o percurso, que começa à partir das 15h na concentração do evento com muito forró, apresentação de quadrilha matuta, animadores e feirinha de artesanato e comidas típicas.


Horários:
A partida do trem acontece às 16h, na Praça do Marco Zero, no Recife Antigo, mas a festa começa por volta das 15h, na concentração, que é animada por forró, apresentação de quadrilha matuta, animadores, feirinha de artesanato e comidas típicas. Por volta das 17h30min, o comboio pára em Pontezinha, local de apresentações de grupos de coco-de-roda, tradição do lugar. Às 18:15, os forrozeiros voltam ao trem para seguirem para o Cabo. A chegada está prevista para às 19h15. A permanência no Cabo é de uma hora e meia e a chegada em Recife está prevista para as 23h no mesmo local de saída.

O acesso ao vagão só será possível com a apresentação de uma pulseira e da camisa alusivas ao evento. Na pulseira, consta o dia da saída e o número do vagão de acesso ao trem.

Serviço:

Serrambi Turismo: (81) 3423.5000 ou pelo site: http://www.tremdoforro.com.br/

Edição: Diego Alpoim

Nenhum comentário: