sexta-feira, dezembro 01, 2006

Portador de Deficiência

Por Marina Lira
Do Feira-Livre


No Brasil, há 24,5 milhões de deficientes físicos conforme dados censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas [sigla?], realizado em 2005.Grande parte devido a acidente de trânsito, deficiência congênita e adquirida no nascimento também integra a estatística brasileira [confuso].

O relacionamento [?] do portador de deficiência se inicia muitas vezes com o total despreparo dos pais para receberem um filho portador de deficiência. Qual pai ou mãe pensaria que seu filho poderia nascer portador de deficiência? A criança começa a enfrentar seus primeiros obstáculos em família, à convivência na sociedade é outro desafio.


O papel do deficiente vem sendo tema de destaque nos últimos anos, embora muitos ainda sejam vítimas de preconceito. A Campanha da Fraternidade 2006 é: “Fraternidade e Pessoas com Deficiência”, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
A intenção da campanha é promover a integração dos portadores de deficiência perante a sociedade.


As barreiras encontradas nas ruas são diversas, buracos nas calçadas, ambulantes, etc. As construções públicas que são autorizadas pela prefeitura sem rampas de acesso é outro empecilho para os portadores de deficiência. O mesmo ocorre com os banheiros sem a largura necessária para entrada da cadeira de rodas.

Mesmo assim os portadores de deficiência estão mostrando que apesar de ter algum tipo de deficiência são capazes de trabalhar. Eles estão aos poucos ganhando seu devido lugar no mercado de trabalho e garantindo sua própria subsistência. Com a possibilidade de conquistar uma vaga de emprego público são vistos em salas de aulas de cursos preparatórios, mas para frente exercendo uma função pública.

Faculdades também tem sido meta de alguns, não importa se for paralítico ou até mesmo deficiente visual. Enquanto algumas pessoas, sem nenhum tipo de deficiência, ficam em casa esperando o tempo passar, se lamentando por não terem tido oportunidades. Os portadores de deficiência estão em busca de seus objetivos e aperfeiçoamento profissional. Com ou sem preconceito eles mostram ter coragem e vontade de vencer na vida.
Produção de Áudio Marina Lira

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Marina, você sabe que eu me orgulho de ter ajudado a combater a sua fobia tecnológica no semestre que passou, não é? Quanto ao texto em questão, acho que ele pode ser melhor trabalhado. Seus períodos continuam longos e confusos, causando mau uso de vírgulas, erros de concordância... Num tema sério como o da vida de portadores de necessidades especiais, a gente fica se perguntando como ser criativo e politicamente correto. Tanto que o medo de ofender o leitor nos leva uma repetição desnecessária de termos. ONZE 'deficiência' é um bocado, concorda? Editorialmente falando, senti falta de um título forte e um gancho mais claro para sua matéria :) Ficam os toques para o futuro.