sexta-feira, dezembro 01, 2006

Encontro marcado com a Boêmia


Por Arthur Philipe
Do Feira-Livre

Um cantinho e um violão... Se Tom Jobim tivesse freqüentado o Mercado da Madalena obviamente teria inspiração perfeita para compor temas sobre um lugar onde os amigos se encontram, conversam, tomam um aperitivo e, como é bastante comum para os boêmios de plantão, contemplam as belezas da vida que passam ao redor. Esse é o espírito de quem freqüenta o mercado localizado no bairro da Madalena. Ponto de encontro de taxistas, intelectuais, estudantes, trabalhadores que largam do serviço para o almoço ou para um papo-cabeça ao lado de colegas.

O Mercado da Madalena foi construído em 6 de fevereiro de 1925 e teve sua origem a partir das terras doadas pelo Governador da época, Duarte Coelho, ao cunhado Jerônimo Albuquerque. Após a morte de Jerônimo, os lotes de terra foram divididos entre os filhos, que por sua vez passaram a diante. Uma das partes foi comprada por Pedro Afonso Durol, casado com dona Madalena Gonçalves Furtado. Este construiu o Sobrado Grande de São João Alfredo e o engenho de açúcar, movido por animais e que era conhecido como Passagem de D.Madalena. Aos poucos comerciantes começaram a tomar o espaço em torno do engenho com todo o tipo de atividades possível. Desde de venda de animais de pequeno porte até frutas e verduras. Tudo isso sem a intervenção do Estado.

O local recebeu o apelido de “Mercado do Bacurau” pois tinha seu horário de funcionamento à noite. O movimento do comércio atraiu os notívagos, que buscavam algum tipo de diversão ou simplesmente encontrar os amigos. Movimento esse que era mais intenso nos finais de semana. O local tornou-se famoso no estado pela gastronomia regional. Fama essa que se estende até os dias atuais. O visitante tem a oportunidade de comer um prato de bode guisado, Mungunzá, Cuscuz com leite e carne de charque, Macaxeira, ou até mesmo o Sarapatel. Tudo isso regado a muita cerveja, claro.

A variedade é algo constante no mercado. Além do menu regional os boxes vendem artigos e bijuterias artesanais do nosso estado, nos dias de sábado há a venda de pássaros e animais domésticos. Veio a modernidade mas o mercado continua sendo referencia e um dos mercados mais visitados do Recife. Principalmente à noite. Segundo o taxista Jorge Alcides da Silva (58) o local é considerado parada obrigatória para uma boa refeição no final do serviço. “Eu rodo por essa localidade a mais de 20 anos e sempre venho aqui de madrugada tomar uma e ir pra casa na santa paz de Deus” diz o taxista.

Serviço :

O Mercado da Madalena fica no bairro de mesmo nome, Praça Solange Pinto Melo, Rua Real da Torre.


Reportagem de Luciana Alves no Mercado da Madalena

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Arthur e Luciana, vocês fizeram uma parceria arretada nessa pauta. O vídeo, cheio de informações visuais. O texto também. O único problema com este post são os errinhos de português em destaque: verbo e acentuação, principalmente.