sexta-feira, dezembro 01, 2006

Doença da moda

Por Priscilla Nogueira
Do Feira-Livre

Ultimamente, através dos meios de comunicação, tem vindo à tona uma doença que era desconhecida pela maioria da população: Anorexia. Recentemente houveram dois casos de garotas de 21 anos terem morrido por conta dessa doença.

O mercado de trabalho exige que o ser humano seja uma pessoa anômala, com um padrão estético em que muitas vezes o ser, biologicamente falando, não consegue pelos meios normais. As revistas, principalmente aquelas que falam de dietas, incentivam á mulher a ter um corpo cadavérico de uma magreza inusitada. Note-se que nem todas as pessoas tem as características uniformes, mas, muitas vezes a ambição desenfreada pelo culto ao corpo de modelo, faz com que essas pessoas não tenham consciência do metabolismo do seu ser, passam a não comer ou se alimentar pouquíssimo para não engordar, mesmo sendo magérrima.

Conforme palavras da modelo Ana Carolina Reston, ditas á avó, cujo teor consta na edição do Jornal do Comércio do dia 19/11/2006, verificou-se um distúrbio psicológico dessa moça ao falar “eu prefiro morrer a ser gorda”.

Normalmente as pessoas sofrem na sua puberdade problemas psicológicos no seu ego, por serem apelidados com palavras que marcam profundamente, afetando sua personalidade.As famílias, obviamente, tem que orientar assim como os (médicos, os pediatras e psicólogos) para que a criança não acumule excesso de peso, pois os Mike shakes, os sovertes e outras guloseimas ingeridos freqüentemente irá fazer mau á saúde alterando as taxas e colaborando para doenças muitas vezes sem solução.

Parece ironia, que casos como esses estejam sendo enfocados pela novela das 8, do escritor Manoel Carlos, no qual a própria mãe por “frustração” exige da filha um disciplinamento incomum, tendo a adolescente muitas vezes ingerindo doces e depois causando o vômito no intuito de se punir. É importante deixar claro que essa doença sempre existiu, mais achava-se simplesmente que a pessoa estava sem “apetite” relegando todos os problemas psicosmáticos e inerentes da norexia. Até quando as profissões escolhidas, que estão na “moda” requerem um corpo altamente esbelto?




Produção de vídeo: Leandro Lopes

2 comentários:

Manuela Allain Davidson disse...

Priscilla, seu texto está interessante... mas há vários errinhos de português e até digitação que podem comprometer a leitura da peça. Apesar da liberdade poética que o veículo blog permite, a gente não pode esquecer que o público leitor da web é alguém que não tem muito tempo a perder e quer a informação logo. Não sei se escolha de palavras mais rebuscadas, contrastando com as falhas encontradas ao longo do texto foi uma boa estratégia. Outra coisa, escrever baseada apenas em sua percepção do assunto não é muito legal. Seria interessante ter entrevistado algum médico sobre o assunto ou pegar a fala de alguém que já não tivesse sido publicada no jornal... No mais, tudo bem.

Manuela Allain Davidson disse...

Leandro, aqui sua liberdade poética foi bem usada. A construção de um vídeo com fotos de mulheres cadavéricas, alternando com imagens de bulímicas em ação e com as belas da passarela foi uma boa sacada. A escolha da trilha sonora também não foi nada mal. No futuro, não esqueça de incluir nos créditos finais informações sobre a origem das imagens e áudios utilizados, ok? :)