sexta-feira, novembro 10, 2006

Turismo Assombrado

Por Juliana Pinho
Do Feira-Livre



Corra porque a assombração está à solta. Um projeto criado pela prefeitura [de onde?], chamado de Sensibilização Turística, tem despertado a população recifense e os turistas, para lugares que antes estavam esquecidos. Mortos como as assombrações que rodeiam nesses locais. É uma iniciativa recente, mas que tem alcançado uma dimensão cada vez maior nos passeios que são realizados, como o último em Apipucos, onde mais de mil pessoas participaram.

As histórias são muitas, vão desde a Cruz do Patrão, no Cais do Apólo, até a Perna-Cabeluda que chutava qualquer um que topasse com ela, amedrontando o povo nas ruas do grande Recife. E são essas lendas urbanas que compõem o livro "Assombrações do Recife Velho", de autoria do Gilberto Freyre, importante ferramenta para a realização dos passeios assombrados que estão sendo feitos pela prefeitura. “O que queremos é ter um apanhado histórico e patrimonial desses lugares, dessas lendas”, disse Ana Cristina Morais, da Secretaria de Turismo do Recife. “O participante paga pelo passeio apenas um quilo de alimento e recebe seu quite assombrado: uma vela, um pergaminho e o roteiro do lugar que vai ser visitado”, acrescentou a coordenadora.

Além disso, você pode ter acesso à histórias horripilantes pela internet, no site sobre assombrações: www.orecifeassombrado.com.br. "Eu sempre gostei de assombração, e a idéia do site veio depois. Eu recebo todos os dias e-mails com histórias que muitas vezes publico, porque são bastante interessantes", declarou o dono do portal, o jornalista Roberto Beltrão.





Produção de áudio Moab Augusto

3 comentários:

Anônimo disse...

oxi, e cadê o áudio? faltou, foi?

Manuela Allain Davidson disse...

Juliana, seu estilo de redação é mesmo banhado em criatividade. E num tema como esses dá pra pintar e bordar. Os principais errinho que localizei estão ressaltados em vermelhor. Mas está legal.

Manuela Allain Davidson disse...

Moab, não sei porque cargas d'água esse seu áudio não abre aqui. Chequei no YouTube e lá funciona perfeitamente. Por sinal, ficou super bem produzido e e editado! Uma graça! Curtinho, bem acabado e ainda por cima com a trilha sonora de Harry Potter como bg, hahah! Gostei! Pra que os demais também possam ouvir, fica o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=yup-ihtjxns