sexta-feira, novembro 10, 2006

O Poder do Assédio

Deize Meireles
Do Feira Livre


Ele está ao seu lado, disposto a resolver todos os problemas. Muito atencioso, não dispensa a oportunidade de convidar para sair, um jantar, uma balada ou um cinema. Usa o poder para obter favores sexuais, na verdade é o que ele quer. Casos como estes são comuns em ambientes de trabalho. O assédio sexual, muitas vezes, parte de pessoas que estão em posição hierarquicamente favorável, que não demonstram qualquer tipo de desvio de comportamento.

A estudante Renata Silveira confessa que já foi assediada pelo chefe, e que, após um ano de trabalho, considerava-o uma pessoa normal. Até que um dia, quando foram designados para uma viagem de trabalho, sentiu-se constrangida com uma “cantada”, durante o percurso, “Estávamos de carro, pedi pra ele seguir na rodovia e fiquei rezando pra sair logo dali”, declara. A estudante se sentiu obrigada a pedir desligamento da empresa.

O filme Assédio Sexual, lançado nos EUA, no ano de 1994, mostra a situação constrangedora de um homem, vivido pelo ator Michael Douglas, que é surpreendido por uma reunião íntima marcada por sua nova chefe, interpretada pela atriz Demi Moore, que ao ser rejeitada, passa a acusá-lo de tê-la assediada sexualmente. Embora a maioria dos casos aconteça com mulheres, os homens também se sentem ameaçados por elas.

Mulheres, geralmente, não investem em uma paquera mais ousada, mas um fato chamou a atenção do administrador de empresas Eduardo Sampaio, que ao viajar, deparou-se com uma cena em que uma passageira assediava um comissário de vôo, chamando-o diversas vezes para atendê-la, e convidando-o para sair insistentemente.

No Recife, a 1ª Delegacia Regional da Mulher recebe tímidas denúncias de assédio. De acordo com o chefe administrativo do Departamento de Polícia da Mulher (Dpmul) Marcos Pereira, que trabalha em conjunto com a diretora da Delegacia da Mulher Cláudia Molina, o número de casos são pequenos, pois as mulheres sentem receio de denunciarem o agressor, porque muitas sentem medo de perder o emprego.

DICAS


· Quando se sentir ameaçada, a vítima, deve, em primeiro lugar, conseguir provas, testemunhas e antes de tudo, pensar na forma como fazer [o quê?] e quando dizer [o quê?].

· Deverá aguardar o momento para desmascarar o agressor, além de não demonstrar medo.

· Ao ser intimidada/o pelo/a chefe é fundamental que a conversa seja gravada, embora possa não ser válida em tribunal, existem casos que pode ser aceita.


Serviço

1ª Delegacia da Mulher do Recife
Rua: Francisco Jacinto, nº. 195 – Santo Amaro
Fone: (81) 3222-2622





Produção de vídeo: Kléber Valentim

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Que texto interessante, Deize. Li como se estivesse lendo a notícia mais bombástica do dia. Quanto à redação, faço algumas ressalvas. Tente ser mais econômica com as vírgulas e mais generosa com os pontos finais. Por vezes sua frase fica tão longa e cheia de pausas que a gente se perde na leitura - e isso não é necessariamente bom. De forma geral, gostei da execução. Mas ficam os toques pro futuro. ;)

Kléber, aparentemente, seu vídeo está ótimo. É uma pena que os internautas não possam OUVIR o que você e seus (suas) entrevistados (as) dizem. Como eu acompanhei sua saga para postar esse material sem falhas e até mesmo reedição via Movie Maker, estarei levando isso em consideração. :)