sexta-feira, novembro 10, 2006

Natal Sem Fome ganha novo nome e diversifica colaboração

Por Celina Aragão
para o Feira-Livre

A campanha nacional Natal Sem Fome, idealizada e iniciada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, ganhou um novo nome. A partir deste ano, ela passa a se chamar Natal Sem Fome dos Sonhos e diversifica a forma de colaboração. Agora, além de alimentos, as pessoas podem doar livros e brinquedos.

“Acreditamos que a solidariedade começa através da doação de alimentos, pois em Pernambuco 52% da população correm o risco diário de passar fome”, disse o coordenador do Fórum Nacional da Ação da Cidadania em Pernambuco, Anselmo Monteiro. “Porém, a partir de agora, a campanha também quer estimular a ação solidária em repartir o conhecimento, sem esquecer o público infantil”, salientou Monteiro quanto à extensão das formas de contribuição.

Ao final da arrecadação de livros, está prevista a criação de um Centros Solidários de Leitura, com a participação de voluntários em leituras coletiva.

O lançamento oficial da campanha ocorreu dia 3 de novembro, data em que Herbert de Souza, se estivesse vivo, estaria completando 71 anos. Em Recife, as comemorações ocorreram na praça Treze de Maio, no bairro da Boa Vista. No local, foi construída uma mesa de quase 200 metros, onde foi lido discurso de Dom Hélder Câmara e houve uma oração ecumênica pela paz.

As contribuições podem ser feitas em diversos pontos da cidade até o dia 31 de dezembro. A praça Treze de Maio, praça do Carmo, Hospital Oswaldo Cruz e o Parque da Jaqueira estão entre os principais postos de recolhimento. Está prevista ainda, que haja arrecadações nos shoppings e em diversos pontos da cidade e Região Metropolitana. Mais informações, podem ser adquiridas através do telefone (81) 3226-0063.





Produção de áudio por Luciana Oliveira

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Celi, muito boa sua matéria, viu!! Gostei também do assunto, muito importante de ser divulgado.

A matéria de Luciana também tá massa. Manda um beijão pra ela.

Manuela Allain Davidson disse...

Celina, a matéria está boa, perfeita para a web. Só tem um ou outro errinho que eu destaquei em vermelho pra você ver. Em mídias instantâneas como a Internet, a gente sempre corre o risco de cometer erros pela pressa de publicar.