sexta-feira, novembro 10, 2006

Troca de livros reduz custos

Por Luciana Alves
Do Feira-Livre

Todo início de ano é a mesma coisa. Pais de alunos, principalmente de escolas particulares, reclamam dos preços dos materiais escolares, livros e mensalidades. A escola Peralta, localizada no bairro de Casa Amarela, encontrou uma maneira criativa de contornar essas reclamações e, através da diretora Graça Melo, descobriu uma solução inovadora para amenizar tais despesas.

Depois de escutar por anos as reclamações constantes dos pais e se solidarizar com a questão, Graça idealizou o projeto Doe Seus Livros, em que o ponto forte é a troca de materiais escolares.

O projeto surgiu em 2003, quando a diretora começou a acompanhar mais de perto as dificuldades financeiras dos pais ao adquirirem o material didático das crianças. A adesão chegou a 20% naquele ano.

Doe Seus Livros funciona no final de cada ano. Os pais que têm interesse em fazer permutas com os livros dos seus filhos comunicam à diretora, que faz um levantamento e divulga através de listas nas paredes da própria escola uma relação onde constam o material disponível e o telefone do proprietário, facilitando a comunicação entre os interessados.

“Depois que o projeto foi implantado, os alunos aprenderam a valorizar e zelar mais pelo livro, desmistificando a idéia de material novo, quando o mais importante é o conteúdo”, salientou Graça.

Hoje, com três anos de sucesso absoluto, o projeto conta com a participação de 80% do alunado, que só precisam de livros novos quando, por meio de uma minuciosa análise, a escola considera o livro em questão desatualizado.

A diretora se diz muito satisfeita com esse trabalho. “As famílias dos nossos alunos tornaram-se mais próximas, algumas chegam até a trocarem cartões de agradecimentos e a nossa escola, hoje, tornou-se uma fábrica de solidariedade”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Luciana, muito massa tua matéria, nem sabia que essas trocas existiam... rssss
Um beijo

Manuela Allain Davidson disse...

Luciana, boa matéria. Aqui não houve falha na postagem e você soube preservar todos os respiros necessários ao texto online. Cuidados de redação para o futuro: evitar repetição de palavras e eco (ex. alunado, aprendizado). No mais, tudo bem! ;)