sexta-feira, novembro 24, 2006

Kevin Spacey, um ator sem limites

Por Arthur Philipe
Do Feira-Livre


Chega as locadoras o filme que rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor ator para Kevin Spacey (Superman o retorno) : Uma vida sem limites (Beyond the Sea, ANO). O filme conta a vida de um dos cantores percussores do Rock and Roll. Ao lado de Elvis Presley e dos Beatles, Bobby Darin (1936-1937) foi um artista de grande sucesso no final da década de 50 com muitos altos e baixos em sua carreira. No filme, Kevin dança, canta, interpreta, dirige, escreve e satisfaz seu grande sonho de viver o cantor nesta cinebiografia que oscila em momentos de drama e musical.

A narrativa explora mais o homem extraordinário que foi o cantor Bobby Darin e deixa os detalhes mais conturbados de sua vida pessoal de lado, como as muitas desavenças em família, a luta contra a doença cardíaca que o levaria a morte em 1973 e o envolvimento com a política. A história contada no filme possui um ritmo acelerado na exposição dos fatos da carreira do artista, como se o diretor quisesse dessa forma mostrar a persistência de Bobby que devido a febre reumática e a outros problemas de saúde que o incomodariam a vida inteira, procurava realizar seus sonhos o mais rápido possível antes que a morte o impedisse.

Cheio de números musicais pautados em sucessos como “Splish Splash”(musical que revelou o artista), Mack The Knife ( Baseado num tema de Berthold Brecht) , Hello Young Lovers e Beyond The Sea ( versão em inglês para a canção francesa de Charles Trenet “La Mer”) são cantados na voz de Kevin que revela qualidades vocais que surpreendem o público.

O filme ainda conta com as presenças de Jonh Goodman (Os Flinstones) que interpreta o empresário de Darin, Bob Hoskins (Uma cilada pra Roger Rabit) na pele de um amigo e pai adotivo, e a atriz Kate Bosworth (Superman o retorno) que convence no papel da atriz e esposa de Bobby, Sandra Dee. Apesar dos esforços da maquiagem, Kevin não convence, visualmente, como o cantor em sua fase adolescente devido a diferença de idade entre o ator e o personagem, Kevin tem 46 e Bobby morreu com 37 anos de idade.

A fórmula da trama prende a atenção mais pela atuação multifacetada de Spacey e das músicas do que pela forma como a história está sendo contada. O filme funciona mais como um resgate do artista que devido a sua morte prematura, caiu no esquecimento.


Bobby Darin (o original) canta um de seus grandes hits

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Arthur, um repórter teria mesmo que ter veia de maestro para fazer esse link interessantíssimo de 'vida que inspira a arte' feito nesta sua crítica sobre Spacey/Darin. Acho que os editores de plantão perderam a chance de ver seu material ou deixaram passar alguns errinhos bestas logo na abertura do texto. Por exemplo, a falta de crase na primeira frase e a data de nacimento-morte de Bobby - pressa na digitação tornou o cantor num mito maior ainda, com apenas um ano de idade. No mais, amei ler seu texto e degustar o vídeo que você separou para seus leitores do Feira-Livre. Parabéns e obrigada ;)