sexta-feira, novembro 24, 2006

Tecnologia dos veículos surpreende e encanta os motoristas

Por Guilherme Duque
Para o Feira-Livre




A tecnologia automotiva saiu da tela do cinema para a vida real. Até pouco tempo atrás, computador de bordo era coisa do Batmóvel e da Supermáquina. Hoje, basta ir a uma concessionária de veículos que você terá acesso a uma grande variedade de dispositivos tecnológicos, todos para tornar as intermináveis horas de engarrafamentos no trânsito mais agradáveis.

As principais novidades dos chamados carros high-tech, vão desde os sensores de chuva, que acionam os limpadores automaticamente quando começa a chover, até as sofisticadas conexões para iPods. Algumas montadoras, como a FIAT, adotaram nos seus modelos mais sofisticados um sistema interface Bluetooth para ligar o alto-falante do veículo ao celular do motorista sem precisar conectar fio nenhum ao veículo.

A Citröen, no modelo Picasso, sai de fábrica com um aparelho de DVD, com tela de sete polegadas, posicionado logo atrás do banco do motorista, além de sensores de distância, instalados nos para-choques, para ajudar motoristas mais distraídos a estacionar o carro. Alguns modelos mostram o painel de instrumento na parte inferior do para-brisa, através de uma projeção holográfica, para o motorista não tirar o olho da estrada. Outros nem usam mais chave e sim um cartão para abrir as portas e ligar o veículo, como é o caso do Mégane da Renault.

A tecnologia aparece por todos os lados, até do lado de cima, como o sistema de direcionamento via satélite, os chamados GPS. Alguns críticos alegam que muitas dessas novidades distrai o motorista, prejudicando mais que ajudando. Polêmica à parte, ninguém segura a tecnologia. As montadoras a cada dia investem mais em sofisticados sistemas tecnológicos, oferecendo conforto e comodidade para atrair a atenção dos consumidores.


Áudio de Guilherme Duque

2 comentários:

Manuela Allain Davidson disse...

Escrever sobre o que a gente conhece bem torna tudo mais fácil e agradável, não é Guilherme? Seu texto me deixou até com vontade de ser rica só para comprar uma dessas belezinhas, hehe.

Editorialmente, notei alguns erros de concordância e senti falta de PREÇOS e SERVIÇOS (onde comprar ou saber mais sobre os carros que você mencionou?). O bom da web é que o veículo - sem trocadilhos - permite a gente fazer essas pontes de conteúdo com a simples oferta de links. De toda forma, parabéns! Pela pauta e pelo texto! Muito bom.

Manuela Allain Davidson disse...

E eu ainda não tinha ouvido o áudio! Você conseguiu fazer sua peça sem muito quiprocó, mas exercitando o principal dessa tarefa que é agregar conteúdo ao texto principal, editando no Movie Maker e postando no YouTube para 'embarcar' o código da sonora aqui no blog. Quanto ao conteúdo, adorei saber que soja também é exemplo de tecnologia embarcada! Boa referência. Parabéns!!