sexta-feira, novembro 24, 2006

Recife tem espaço destinado a discussão filosófica

Por Bruno Ribeiro
Do Feira-Livre



Originado na Livraria Cultura de São Paulo o Projeto Café Filosófico, rebatizado como Café Cultura, é um espaço que tem como objetivo debater temas filosóficos ligados às relações humanas da atualidade como também temas ligados a psicologia e a religião.

A versão pernambucana do projeto surgiu após a abertura de uma unidade da Livraria Cultura no Recife. O coordenador de eventos da loja na cidade, Gil Torres, explica que a idéia era dar continuidade ao projeto que é realizado em outras filiais.

Foi então firmada uma parceria entre a administração da livraria e a Coordenação do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através do Prof. Marcelo Pelizzoli, que demonstrou bastante interesse em participar do projeto.

Para diferenciar da versão paulista o Prof. Pelizzoli denominou o evento pernambucano como Ciranda Filosófica. Ele explica que assim como em outras capitais que realizam os encontros, o objetivo do que é realizado aqui é levar a discussão para todas as pessoas, independente da formação, do gênero ou faixa etária. “As temáticas não são exclusivamente filosóficas, as vezes, são temas comuns de nossas vidas, como Deus, ciência, ética, etc.", explica.

Apesar de não existirem dados estatísticos sobre o crescimento do interesse pelos temas de filosofia, Marcelo Pelizzoli afirma ser crescente a parcela do público que se interessa pelo assunto.

Ele diz que a prova disso é o aumento da exposição do tema na mídia e cita inclusive o quadro ‘Ser ou Não Ser’ do Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, onde a filósofa Viviane Nosé trata de diversos assuntos, como ética e preconceito, através de uma visão filosófica.

Também não há índices que apontem se houve crescimento nas vendas de livros de filosofia ou uma maior procura em consumir materiais acerca dos temas filosóficos. Isso levando em consideração os comercializáveis pela Livraria Cultura.

O Café Cultural ou Ciranda Filosófica acontece na Livraria Cultura do Paço Alfândega, loja 135, que fica na rua Madre de Deus s/n -Bairro do Recife. Não existe uma periodicidade definida. Podendo ocorrer até quatro vezes ao mês, a depender da pauta e disponibilidade dos palestrantes. O evento é aberto ao público em geral e não custa nada.O próximo será realizado no dia 30 às 19h sobre o tema: a democracia com pés de barro.

Os palestrantes Prof. Dr. Luiz Vicente Vieira (Deptº de Filosofia - UFPE) e o Prof. Dr. Michel Zaidan (Deptº de Ciência Política - UFPE), sob a Coordenação do Prof. Dr. Marcelo Pelizzoli (Filosofia/Gestão Ambiental - UFPE), farão um diagnóstico profundo da crise que atua nas estruturas do Estado de Direito. Abordando a distância entre sociedade cível e governo, por exemplo.

Para mais informações, e saber outras datas acesse
www.livrariacultura.com.br



Produção de áudio de Celina Aragão

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Bruno, como matéria de sustentação, seu texto está muito bom. Mas para ser a principal - e seguir o título dado por vocês - você precisaria trazer para o lide as informações locais do Café Cultural / Ciranda Filosófica.

Como a matéria rendeu bem, talvez fosse o caso de você considerar a inserção de um olho, para dar um respiro maior ao post. A apuração foi boa, mas você escorregou em detalhes importantes (ex. datas). O serviço (localização, URL, freqüência) foi dado e a mensagem chega ao leitor, mas na web a gente tem que ter em mente que o leitor tem pressa e informações como esta precisam estar destacadas para rápida localização e identificação. No mais, tudo bem.

Celina, comparando esse áudio ao de seus outros colegas senti que sua entrevista poderia ter rendido mais. O problema não é ter só um entrevistado, mas fazer a ele apenas UMA pergunta e conseguir uma resposta sem muita relevância. A edição e execução no entanto foram bem feitas. Parabéns!