sexta-feira, novembro 10, 2006

Franquia uma boa opção?

Por Mariana Ferreira
para o Feira-Livre


Você que pretende abrir seu próprio negócio [inserir vírgula] juntou durante um bom tempo algum dinheiro e agora está pronto para investir? Pois bem, as opções de trabalho são inúmeras, desde do varejo, em pequenas lojas, passando pelo artesanato, alimentação, vestuário entre outros setores. Uma boa opção pode estar na aquisição de uma franquia.

Como em qualquer outro negócio é preciso tomar diversos cuidados antes de se decidir por esse investimento. Nos dias atuais, a estrutura de uma franquia deve ser dinâmica, flexível, de adaptações fáceis as mudanças, tudo em nome da competitividade. Na prática, como os franqueadores compartilham com seus franqueados a colocação de produtos ou serviços no mercado, a flexibilidade da operação de franchising depende das formas de controle e da eficiência na comunicação.

A diretora Ana Valéria, que trabalha no curso de idiomas, Britanic, que está há 24 anos no mercado, onde disponibiliza de 5 escolas franqueadas, fala sobre as vantagens pela compra de uma franquia. “É a possibilidade de iniciar a carreira utilizando o nome de uma empresa já estabelecida no mercado, além dos benefícios de começar um curso de línguas com uma boa reputação e com marca sólida no mercado”, explica Ana Valéria.

Desta forma, o franqueado economiza investimentos em marketing, pesquisas, desenvolvimento de novos produtos e treinamento, uma vez que recebe todo o “pacote” da empresa franqueadora. É importante destacar que ao adquirir uma franquia, geralmente exige um investimento muito alto e com retorno demorado, no Britanic hoje o custo de investimento seria em torno de R$ 300.000,00 mil reais (com a taxa de adesão do franqueado + instalações), além de royalties sobre o faturamento mensal de cada escola franqueada.

O contrato de franquias tem deveres a cumprir para seguir uma operação padrão. “São feitas reuniões mensais com todos franqueadores para discutir as estratégias de idéias que possa beneficiar a escola, finalizou Ana Valéria.




Produção de vídeo Mona Lisa Duperron

Entrevista com Luiz Barreto, assessor de marketing do grupo Bonaparte

Produção de áudio Joka Cordeiro

3 comentários:

Manuela Allain Davidson disse...

Mona, texto para vídeo forte e com boa narração. A montagem de fotos foi uma excelente solução para o problema técnico enfrentado pela turma! Parabéns! Dica para o futuro: quanto mais rápido passarem as fotos, maior a dinâmica do foto-video.

Manuela Allain Davidson disse...

Joka, a sua entrevista ficou show! Absolutamente informativa e com um ritmo legal, você não deixou cair a peteca. Só fiquei com uma dúvida: o nome do entrevistado era Luiz Bezerra ou Luiz Barreto? :) Parabéns!

Manuela Allain Davidson disse...

Mariana, a percepção de erros em textos é sempre muito mais evidente do que em qualquer outro formato de informação. Na verdade, notei poucos nesta sua matéria e destaquei-os em vermelho para que você possa começar a prestar um pouco mais de atenção em suas futuras redações. Mas o encadeamento de idéias e apuração estão legais, parabéns!