segunda-feira, novembro 20, 2006

Corrida para o 13o. salário

Por Luciana Oliveira
Do Feira-Livre



O final do ano se aproxima com a expectativa do incremento na renda da população economicamente ativa, que receberá um salário a mais no mês de dezembro, o 13º salário. O comércio sempre mapeia suas metas do fechamento do ano contando com este aporte financeiro que faz a diferença no bolso do trabalhador.

Apesar da maioria das pessoas já terem compromisso pré-determinado com este rendimento, segundo o Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEA), 54% da população usará o 13º para quitar dívidas contraídas anteriormente, pois este ano houve um incentivo por parte dos agentes financeiros que baixaram os juros e alongaram os prazos. O empréstimo consignado comprometeu a renda de milhões de brasileiros com desconto na folha de pagamento, mas, mesmo assim, o Clube dos Diretores Lojistas (CDL), espera um natal 5% melhor que o do ano passado e para isto prometem facilidades no pagamento e muitas promoções.

Na opinião dos especialistas da área econômica é importante usar o dinheiro para pagamento das dívidas. Mais importante ainda é ter consciência que após o 13º vem o chamado período negro da economia com despesas extras, como: IPVA, IPTU, material escolar e as dívidas contraídas durante a euforia do natal. Portanto, para se aplicar bem o 13º salário a palavra de ordem é cautela.




Produção de Áudio Adriana Nolasco e Paulo André

2 comentários:

Manuela Allain Davidson disse...

Paulo, Adriana, o áudio de vocês é um ótimo exemplo de conteúdo expandido. Ele é criativo, agrega valor ao texto, é agradável de se ouvir e usa muito bem o espaço do blog. Parabéns.

Manuela Allain Davidson disse...

Luciana, o texto está num bom formato para a web, mas você deve tomar mais cuidado com a construção de períodos muito longos - tão longos que você começa com a idéia de dizer uma coisa e termina sem dizer. Fica o toque!