sexta-feira, novembro 23, 2007

Bom natal, boa ação.

Por Beto Café
Do Feira Livre
O natal está aí. E com ele aquele tradicional corre-corre de final de ano.
Listas de presentes não faltam. Tem o amigo secreto da turma do trabalho, os presentes dos familiares, do namorado ou namorada, da turminha da faculdade, e por aí vai.

Para um grupo de pessoas, em especial, a lista é bem maior. São os doadores.
Todos os anos, centenas de pessoas em Pernambuco procuram instituições das mais variadas para fazer suas doações. A relação de presentes é grande e bem variada. Não faltam roupas, cobertores, alimentos e brinquedos. A lista de instituições é maior ainda e muitas acabam ficando de fora: são orfanatos, creches, abrigos de idosos e até hospitais.

A publicitária Vera Kaccer faz parte desse time. Durante o ano inteiro ela junta doações de amigos e familiares para entregar no natal. Ela encontrou uma forma criativa de colaborar com quem precisa: “toda festa de aniversário que faço aqui em casa a gente pede doações. Ao invés de presentes para o aniversariante, o convidado traz uma doação para ser entregue no final do ano”, explica. Vera diz que acaba recebendo de tudo: “as doações são ótimas. Tem gente que prefere colocar dinheiro num envelope e me entregar. Assim posso comprar até alimentos e colocar nas cestas que faço”, relata. A idéia de Vera já tem sido copiada por familiares e amigos e sem perceber acabou criando uma espécie de “rede de boas ações”. “É como uma rede de vendas, só que de doações”, comenta.

Ações parecidas podem e devem ser feitas sempre que possíveis. O que não faltam são instituições à serem ajudadas. Pense nisso. E da próxima vez que fizer sua lista de compras, acrescente algumas unidades de boa ação.


Nenhum comentário: