sexta-feira, outubro 19, 2007

O ex-capitão do BOPE e co-roteirista do filme Tropa de Elite faz palestra no Recife.

Por Rafael Dias Nascimento
Do Feira-Livre


O encontro foi para debater sobre o enredo do filme Tropa de Elite, que estreou na última sexta-feira em Pernambuco. O filme já gerou polemica antes mesmo de ir para as telonas. O longa relata as experiências de um oficial do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) e a análise da situação do narcotráfico no Rio.


No debate ocorrido na segunda-feira às 19h no ginásio da faculdade, foram discutidos os temas como violência, corrupção e tráfico de drogas. “Levamos os atores a um nível de exaustão muito parecido com o que os policiais têm no curso de operações especiais”, relatou Pimentel ao ser perguntado sobre a preparação dos atores para o filme.


O ex-policial, que deixou o BOPE em 2000, participou de todas as fases de produção, desde a escolha do elenco à preparação dos atores. A produção teve muita preocupação com a proximidade do filme com a realidade. Para Pimentel a “corrupção policial, tortura e violência são acontecimentos tão rotineiros no Rio que sugerem que a obra seja real, mas não é. É natural que as pessoas se enxerguem no filme, mas não tem absoluta relação com ninguém em particular. É uma obra de ficção”, afirmou Rodrigo Pimentel.

Apesar de ser um filme de ação o principal objetivo foi uma reflexão sobre as condições de trabalho dos policiais das ruas, e de como o narcotráfico mantém suas próprias regras e força dentro das favelas.

http://br.youtube.com/watch?v=0jeTL9hC3Wg

Nenhum comentário: