sexta-feira, outubro 19, 2007

Debate na Faculdade Maurício de Nassau chama atenção para a violência em Pernambuco


Por Kaline Aguiar
Do Feira-livre


A violência urbana, causa de mortes em todo país, sempre foi tema de debate entre autoridades e cidadãos brasileiros. Porém, a falta de uma política eficaz de prevenção e combate à essa violência, e um aumento crescente no número de homicídios em vários estados brasileiros, assim como em Pernambuco, têm feito com que pessoas se manifestem na intenção de alertar a todos sobre a gravidade do problema.

Foi com a idéia de chamar a atenção dos pernambucanos para a problemática da violência no Estado, que quatro jornalistas se uniram há cerca de cinco meses lançaram o blog “PE Body Count”. Ao acessar o blog, os visitantes encontram dados e números sobre as mortes causadas por homicídio. A exemplo disso é a divulgação mensal do nome de todas as vítimas desse tipo de crime.

Em debate na Faculdade Maurício de Nassau, o grupo divulgou a nova proposta deles que já está em prática pelas ruas de Recife. Como forma de protesto, a figura de um corpo é pintada de vermelho em todo local onde já morreu alguém vítima de homicídio. Já se pode encontrar os desenhos por diversos bairros da cidade.

O debate contou ainda com a participação do ex-comandante do BOPE(Batalhão de Operações Especiais) do Rio de Janeiro e roteirista do filme “Tropa de Elite”, Rodrigo Pimentel, que cedeu explicações a respeito do envolvimento de policiais com o tráfico de drogas e sobre a corrupção nas policias do pais,especificamente a polícia carioca.

Alunos também participaram do debate,dando opiniões, levantando questionamentos e fazendo perguntas.

Nenhum comentário: