segunda-feira, outubro 29, 2007

Conselho Universitário ignora estudantes e aprova o REUNI

Por Gabriella Falcão
Do Feira-Livre

A ultima sexta-feira foi marcada por protesto do estudantes contra a aprovação do REUNI, Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco e pelo Reitor Amaro Lins. Uma mobilização na frente da reitoria foi criada pelos estudantes na tentativa de impedir que o conselho se reuni para decidir se a UFPE iria aderir ao REUNI.

Os estudantes fecharam as portas da reitoria esta pela manhã para intimidar os conselheiros, mas não obteve êxito. Sob forte aparado de seguranças o conselho conseguiu se reunir e aprovar o plano com 23 votos, apenas dois votos foram contra e 1 se absteve a votação.

Os estudantes e os professores alegam que se a reestruturação for realmente implantada, será o aumento do numero de estudantes, mas mantendo-se a mesma estrutura da universidade e a inviabilização a pesquisa e a extensão, além de elevar a taxa de conclusão da graduação para um nível incompatível com a realidade da universidade.

Não só aqui em Pernambuco, mas em todos os estados foram marcadas reuniões para se decidir sobre o REUNI e até o determinado momento 23 universidades já aderiram ao plano.Os alunos resolveram fazer um plantão à frente da reitoria na esperança de que haja uma reunião com o reitor e assim tentar retirar o REUNI da UFPE já que quando foi votado os estudantes não poderão expressar sua opinião sobre o plano.



Nenhum comentário: