terça-feira, junho 05, 2007

Registro

Civilização do couro

Por Monique Cabral
Do Feira-Livre


“O vaqueiro foi aos alforjes e veio com uma manta de carne de bode, seca, e um saco cheio de farinha, com quartos de rapadura dentro”, esse cotidiano tão corriqueiro na vida dos sertanejos, descrito na prosa de Rachel de Queiroz, foi registrado pela lente do fotógrafo Geyson Magno no livro Encourados (R$126,00). Um portfólio de imagens que foge do trabalho comum sobre um tema tão familiar aos brasileiros, revelando o dia-a-dia do homem nordestino, o olhar intenso, a pele marcada pelo sol, a luta, o sofrimento do vaqueiro em seus trajes de couro, seus modos e particularidades.
Foram três anos viajando pelo Sertão dos Estados nordestinos e conquistando a confiança de seus personagens. O resultado pode ser visto nas 164 fotografias coloridas, que vão dos detalhes às grandes paisagens, divididas em cinco capítulos “Do Engenho à Criação”, “Honra e Sorte”, “O Som do Fogo”, “Carne Viva” e “Consagração”.

















Símbolos vazados, lembrando as marcas feitas no gado para identificação de seu dono e trechos das obras de escritores brasileiros que traduziram a saga dos “encourados”, como Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Ascenso Ferreira, Ariano Suassuna, ilustram o início de cada tema. Além disso, o livro traz textos da jornalista Adriana Victor, arte gráfica do designer Ricardo Gouveia de Melo e Manuel Dantas Suassuna, abordando também a música, com um CD encartado, contendo a trilha sonora composta por Berna Vieira, para a exibição das mesmas imagens.

2 comentários:

Manuela Allain Davidson disse...

Bom, Monique!

Unknown disse...

so faltou os créditos das fotos, né professora ?!?!?!?!