Por Guilherme Vila Nova
do Feira - Livre
Micareta é o nome que no Brasil é denominado o "carnaval fora de época”, que desde os anos noventa, vem se espalhando por várias cidades brasileiras e também por países como Portugal e Canadá. Muitos acreditam que o pontapé inicial para o boom das micaretas foi em Feira de Santana, na Bahia.

Em algumas cidades, alguns eventos ainda são realizados nas ruas. Mas, de uns anos pra cá, as micaretas vem sofrendo grandes mudanças, estão deixando as ruas e sendo realizados em circuito indoor, entre quatro paredes, como acontece em Maceió, Recife, Caldas Novas, Vitória do Espírito Santo e Fortaleza. E a tendência é essa, pois com o crescimento dos eventos e o aumento da violência, fica a cada ano mais difícil o controle em locais abertos, daí com o conceito indoor, aumentando a segurança e o conforto dos foliões, é uma evolução das micaretas.
O empresário Luiz Roberto Gomes, organizador do Vital ( micareta de Vitória do Espírito Santo ) aderiu ao novo formato indoor, mas não concorda com a atual situação dos carnavais fora de época. “Na verdade eu acho que as comunidades e as cidades saem perdendo. O projeto de rua é muito mais democrático, proporcionando lazer aquelas pessoas que não tem condições de comprar um abadá”, diz o organizador.
Em Recife, a associação de moradores do bairro de Boa Viagem, entrou com uma ação e conseguiu acabar com o Recifolia, realizado na Avenida Boa Viagem, e que hoje, é representado pelo Recife Indoor, que em 2007 realiza sua 4ª edição e conta com os maiores nomes do axé-music.
Gerando empregos, estimulando o turismo e movimentando a economia da cidade, as micaretas são vistas com bons olhos por uns, e por maus olhos por outros.“As micaretas em circuitos indoor, em termos de segurança, são melhores. Mas, eu acho que perde um pouco a essência do que realmente é a festa, além claro de contribuir muito para o turismo local e a economia da cidade”, diz Paula Renata, 17 anos.
Em contrapartida, o estudante de administração, José Luiz, não curte a folia baiana e dispara, “micareta só atrapalha quem mora perto de onde o evento é realizado, além de incomodar com o som alto dos trios elétricos”.
Na onda dos circuitos indoor, bandas baianas começaram a fazer a sua própria micareta e por onde passam é sucesso de público, como é o caso a cantora Ivete Sangalo ( Cerveja e Cia Folia ), as bandas Babado Novo ( Babado Elétrico ), Chiclete com Banana ( Nana Fest ) e Asa de Águia ( Trivela ).
Imagens Recife Indoor 2006 ( Chiclete com Banana )
Vídeo retirado do site Youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário