segunda-feira, junho 04, 2007

Eternamente Jovem

Eternamente Jovem.


Por: Bruno Barkokebas
Do: Feira Livre.

Edmundo Giffoni é um grande exemplo de que a idade não interfere em seu condicionamento físico, pelo contrário ajuda a manter a mente sã, é o que diz o atleta da terceira idade que aos 87 anos é considerado o rei das quadras e tem uma carreira vitoriosa . “ Os atletas da terceira idade são uma prova de que realmente a vida realmente só está começando a partir dos 70 anos”diz entusiasmado.Os médicos acreditam que o segredo da vitalidade do senhor Edmundo foi iniciar os cuidados com a saúde ainda na adolescência. Além de exercícios físicos, a preocupação também está na mesa. Frutas, verduras e legumes têm espaço garantido no almoço. Um copo de leite também é indispensável.


O tenista mineiro atravessou o século, mas não perdeu a energia. Aos 87 anos, não pára um único dia de fazer exercícios. É um exemplo até para a fisioterapia. Quando perguntado, de onde vem o segredo para tanta vitalidade o entusiasmado tenista respondeu: “A alimentação é um dos componentes chave. Para a pessoa ser longínquo é preciso cuidar da alimentação. Assim como do sono e dos exercícios. Ter complementos como o senso de humor além, claro de uma bela companhia feminina”.


De passagem pelo Recife, Edmundo disputa o campeonato de masters na categoria acima de 85 anos, realizado pela associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A energia conquistada em oito décadas de vida rendeu quase 500 prêmios, nacionais e internacionais em mais de 60 anos dedicados ao tênis. Vinte e um anos depois, seu Edmundo conquistou o maior título de sua carreira: o vice campeonato mundial na categoria acima de 85 anos realizado no Chile. Mas no dia-a-dia, encontra poucos adversários com sua idade,no Brasil apenas 40 atletas estão em plena atividade no país. “Mesmo jogando e treinando, eu gosto de competir.


Uma dica da fisioterapeuta Izabel Gomes é que, o ideal é começar a se exercitar desde cedo, de preferência durante a infância ou adolescência, e fazer disso um hábito. Mesmo assim, nunca é tarde para começar. Procurar um especialista que lhe indique os melhores exercícios, faça uma avaliação física e muito cuidado com a alimentação.

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Bruno, pauta muito legal, pedia foto!

Seu crédito ficou meio estranho com os 'dois pontos' e 'ponto final' e o texto ficou um pouquinho confuso... É preciso ser um pouco mais objetivo, ok?