segunda-feira, junho 04, 2007

Arrasta-Pé

Forró sob trilhos

Por Guilherme Vila Nova
do Feira - Livre


Sábado, 02 de junho de 2007, Praça do Marco Zero, no Recife. Escuta-se o apito. Os relógios já marcam 16h10 da tarde. Homens, mulheres e crianças se preparam para uma viagem, digamos um pouco diferente. O destino, Cabo de Santo Agostinho e o meio de transporte é um trem todo decorado com bandeirinhas e balões. Dentro dos vagões encontram-se pessoas com uma única finalidade, se divertir e dançar muito forró.

Assim é o trem do forró, que fez sua primeira viagem em 1991, e agora completa 17 anos de muita animação, com um público estimado em mais de 100 mil pessoas. O trem possui cerca de 130 pessoas que trabalham em cada viagem para garantir sua diversão e é composto por sete vagões, comportando até 90 passageiros, contando com serviço de bar, carro de apoio durante todo o percurso, segurança e um trio de forró pé-de-serra.


A alegria toma conta de cada vagão, não tem como não se sentir contagiado pelas pessoas que ali se encontram. A cada curva, a cada freada é uma experiência nova. No embalo da sanfona, da zabumba e do triângulo, as pessoas arrastam o pé num percurso de 42 km, contabilizando cerca de cinco horas de festa.

“Primeira vez que eu participo dessa festa, e estou adorando muito. O trem do forró é só animação, ano que vem estou aqui com certeza”, diz a administradora, Kátia Regina, 27 anos.

A chegada na cidade do Cabo é uma verdadeira festa. O público é recebido com animação, ritmo e cores, participando de um verdadeiro espetáculo da cultura popular, quadrilha, bacamarteiros e claro muito forró. É o são joão à maneira popular, a valorização da cultura nordestina, além de retratar características de uma típica cidade de interior.

E quem pensa que na volta as pessoas estão cansadas, se enganam. Parece que a viagem está apenas começando, a animação triplica e a emoção se junta à euforia das pessoas que cantam e dançam explodindo de felicidade dentro dos vagões, fazendo com que contamine até aquelas pessoas que o cansaço insiste em chegar. Haja fôlego.


Os relógios agora marcam 23h15, o trem chega a Praça do Marco Zero. As portas abrem, e dele, descem pessoas tristes pelo fim daquela festa e ao mesmo tempo felizes por terem estado ali se divertindo, seja com amigos ou família, e com apenas uma única certeza de que ano quem vem tem mais. Venha você também conferir de perto a alegria do trem do forró, um são joão diferente que com certeza ficará na memória de quem participar dessa viagem.


Imagens Trem do Forró

Vídeo retirado do site Youtube


Serviço:
Trem do Forró 2007
Valor: R$ 60,00 ( por pessoa )
Saídas: 09, 10, 16, 17, 23, 24 e 30
Horário: 16h
Local: Marco Zero - Recife

Informações:
http://www.tremdoforro.com.br/
Fone: (81) 3423.5000

Nenhum comentário: