Banco Central lança campanha de conscientização
Por Tiago Areias
do Feira-Livre
O Banco Central do Brasil (BC), com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre o uso do Real, lançou este mês à campanha Nosso Dinheiro. Com o slogan Banco Central do Brasil: cada vez mais valor para o brasileiro, a entidade máxima das finanças brasileira pretende esclarecer o cidadão.
A campanha aborda três temas – segurança, circulação de moedas metálicas e conservação de cédulas – e pretende mobilizar a sociedade para ajudar na prevenção e combate à falsificação de dinheiro, estimular o uso de moedas metálicas e buscar uma mudança de comportamento no que diz respeito ao cuidado com o manuseio de cédulas.
Segundo dados do Banco, até março deste ano, foram apreendidos 139 milhões de Reais em cédulas falsas. O equivalente a 4,24 milhões de cédulas. Com a conservação o gasto também é grande. Em 2006, o BC investiu R$136 milhões na reposição de cédulas para o mercado nacional.
Quando o assunto são as moedinhas o problema é ainda maior. O Banco Central estima que dos 12 bilhões de moedas cunhadas, apenas 50% está em circulação. Este fenômeno é chamados pelos analistas financeiros de entesouramento da moeda.
Para ajudar na campanha, cartazes, filmes publicitários e spots de rádio foram produzidos. A partir desta conscientização, o Banco Central pretende inibir a prática dos crimes de falsificação de dinheiro e o repasse de notas falsas e promover uma economia nos gastos públicos, reduzindo os custos com a emissão de cédulas e moedas.
Serviço
O BC oferece cursos gratuitos sobre falsificação e moedas.
Mais informações pelo número 2125 – 4221
Assista abaixo a um dos filmes da campanha
Edição: Bruna Damaso.
sexta-feira, maio 18, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário