sexta-feira, maio 18, 2007

Moeda

Banco Central lança campanha de conscientização

Por Tiago Areias
do Feira-Livre


O Banco Central do Brasil (BC), com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre o uso do Real, lançou este mês à campanha Nosso Dinheiro. Com o slogan Banco Central do Brasil: cada vez mais valor para o brasileiro, a entidade máxima das finanças brasileira pretende esclarecer o cidadão.

A campanha aborda três temas – segurança, circulação de moedas metálicas e conservação de cédulas – e pretende mobilizar a sociedade para ajudar na prevenção e combate à falsificação de dinheiro, estimular o uso de moedas metálicas e buscar uma mudança de comportamento no que diz respeito ao cuidado com o manuseio de cédulas.

Segundo dados do Banco, até março deste ano, foram apreendidos 139 milhões de Reais em cédulas falsas. O equivalente a 4,24 milhões de cédulas. Com a conservação o gasto também é grande. Em 2006, o BC investiu R$136 milhões na reposição de cédulas para o mercado nacional.

Quando o assunto são as moedinhas o problema é ainda maior. O Banco Central estima que dos 12 bilhões de moedas cunhadas, apenas 50% está em circulação. Este fenômeno é chamados pelos analistas financeiros de entesouramento da moeda.

Para ajudar na campanha, cartazes, filmes publicitários e spots de rádio foram produzidos. A partir desta conscientização, o Banco Central pretende inibir a prática dos crimes de falsificação de dinheiro e o repasse de notas falsas e promover uma economia nos gastos públicos, reduzindo os custos com a emissão de cédulas e moedas.

Serviço
O BC oferece cursos gratuitos sobre falsificação e moedas.
Mais informações pelo número 2125 – 4221



Assista abaixo a um dos filmes da campanha



Edição: Bruna Damaso.

Nenhum comentário: