sexta-feira, maio 25, 2007

Economia

O sonho da estabilidade financeira

Por Paula Regina
do Feira Livre



O sonho de ter estabilidade financeira e ascensão profissional, em relação à realidade de pouca oferta de emprego na rede privada, faz com que as pessoas procurem os concursos públicos.

A elevada taxa de desemprego é outro motivo que instiga essa procura. Em pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE) e Fundação SEADE, a Região Metropolitana do Recife – RMR, apresentou a maior taxa de desemprego do país, com 17,6%. No país, a taxa de desemprego é de 10,1%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que fortalece o sonho de muitos em se tornar servidor público.

Um fator que atrai muito as pessoas para os concursos é o salário. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), elaborada pelo IBGE, o serviço público é segmento que melhor remunera o trabalhador.

“Procuro colocação no mercado de trabalho e estabilidade financeira”, diz o historiador Sebastião Ferreira. Desempregado e vivendo de aulas particulares em domicílio. Sebastião estuda três horas por dia e não perde a esperança de alcançar o que deseja.

Muito se fala do serviço público, mas, mesmo assim, passar em um concurso ainda é o sonho de muita gente.

Edição: Alexandre Acioli Jr.

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Paula, o tamanho e formato estão legais para web, mas a redação peca em alguns detalhes... Quando você usar pesquisas como argumento, é preciso dizer QUANDO elas foram feitas, por exemplo. E quando falamos algo como 'um concurso ainda é sonho de muita gente' é preciso reforçar a declaração com depoimentos de entrevistados... mais de um :)