sexta-feira, maio 04, 2007

Solidariedade

Casa de Passagem: ajuda mantém trabalho solidário
Por Alexandre Acioli Jr.
Do Feira-Livre

A realidade recifense concentrava em população nas favelas mais de 40% do total de habitantes na capital, na década de 1980. Cerca de 650 mil pessoas viviam abaixo da linha de pobreza, além da prostituição crescente entre meninas, principalmente de seis a 20 anos. Em 1987, a Advogada e idealizadora do projeto, Ana Vasconcelos, intitulado de Casa de Passagem, inicia seu pleito com o objetivo de conseguir investimentos para modificar a situação social das crianças recifenses.
Após conversas com meninas que já estavam a se prostituir desde os seis anos, Ana começa a traçar perfis que vão dar sustento aos dossiês apresentados a grupos na Inglaterra, na Holanda e na Alemanha. À organização não governamental londrina, Womenkind, foi apresentada a situação das crianças e adolescentes, num registro com índice crescente de envolvimento em violência urbana, tráfico, desemprego, prostituição. Igualmente à ONG Womenking, o governo holandês pôde contribuir com uma casa. Durante uma palestra de Ana em Aachem, na Alemanha, pôde-se conseguir outra casa por intermédio da entidade alemã Misereor, que tinha uma representante presente. Assim, somam-se três casas, com área total construída de 500 metros, em Santo Amaro.
Hoje a Prefeitura do Recife, através do Programa Municipal de Revitalização do Centro do Recife, tornou-se forte aliada dessa proposta. Agora não só crianças, mas também jovens e adolescentes podem contar com o incentivo da Casa de Passagem às práticas preventivas de diferentes situações de risco.
Na rua treze de maio, nº 55, as disciplinas são rígidas: não se pode ingerir bebidas alcoólicas, nem utilizar drogas, além de não roubar e não mentir. As casas são divididas para dar maior mobilidade à prática do projeto. Enquanto uma oferece cursos de alfabetização, a segunda conta com cursos profissionalizantes, além da terceira dispor de espaço para o gerenciamento da Casa de Passagem. No currículo, há vários prêmios por reconhecimento do trabalho, inclusive o VII Bem Eficiente.

Serviço:
Casa de Passagem - Centro Brasileiro da Criança e do Adolescente
Rua Treze de Maio, 55, Santo Amaro - Recife/PE
Fones: (81) 3423.3839 / Fax: (81) 3223.3314
E-mail: cp@casadepassagem.org.br

Nenhum comentário: