terça-feira, abril 24, 2007

Mídia

Televisão vs Ética: O controle está nas suas mãos
Por Priscilla Aguiar
do Feira-Livre
A fórmula é simples. Sensacionalismo + Público - Ética = Ibope + Dinheiro. Não é necessário ser um gênio da matemática para entender o motivo pelo qual a televisão brasileira dedica um amplo espaço na sua rede a programas de entretenimento como realitys shows e espetaculos que alguns apresentadores encenam diante das câmeras. Alguém que teve a oportunidade de acompanhar, ao menos uma vez, o teste de fidelidade do programa do João Kleber, em que ele contrata um ator do sexo oposto ao da pessoa "testada" para seduzi-la e avaliar a sua fidelidade, não deve ter tido muita dificuldade em imaginar uma grande farsa por trás de tudo aquilo. Quem estaria disposto a se expor de tal forma diante de todo o Brasil? O João Kleber certamente não.


Não é preciso muito para se indignar com a exposição sofrida pelo ser humano diante das telinhas. O dificil é acreditar que as pessoas se divertem com isso. Pimenta nos olhos dos outros é refresco, já dizia o velho dito popular, mas a questão a ser levantada é: Que tipo de coisa as emissoras estariam dispostas a fazer para superar o concorrente? Para evitar que as possibilidades de respostas para essa questão venham a nos surpreender seria indicado ao menos um pouco de ética, se não de quem coloca esse tipo de conteúdo no ar, daqueles que fazem com que permaneçam.

O programa do João Kléber, na Rede TV, foi retirado do ar, no dia 24 de outubro de 2005, depois de sofrer uma ação do Ministério Público Federal, em conjunto com 6 organizações não governamentais, acusado de discriminação e violação dos direitos humanos. Em seguida a emissora demitiu o apresentador e tirou o programa "Tarde Quente" do ar, cedendo, obrigatoriamente, o horário do programa para entidades sociais. Depois de sua saída da Rede TV!, João Kleber se mudou para Portugal, onde apresenta o programa Fiel ou Infiel às sextas-feiras na TVI.

Foto: Reprodução/Orkut
No orkut, as comunidades "Eu odeio o João Cleber" e "Eu amo João Kléber / Cleber" têm 1.682 e 55 usuários, respectivamente.

Nenhum comentário: