sexta-feira, novembro 24, 2006

Bares tradicionais do Recife dão show em diversidade

Por Kleber Valentim
Para o Feira-Livre


Paquera, boas risadas, lazer e descontração sempre são bem vindos numa noite de fim de semana em algum bar da cidade. Essa é a preocupação de hoje, de vários bares do Recife, que atraem boêmios, estudantes, jornalistas e todos que procuram mais descontração do que simplesmente bebida e petiscos.

Tradicionais e cada vez mais atrativos, os bares populares já são referencias próprias nas noites dos cidadãos recifenses e até de turistas. “Moro em Fortaleza e lá tem muitos lugares bons para trocar idéias e reunir os amigos, mas aqui em Recife é sem igual. Visito a cidade de seis em seis meses e cada vez que venho me deslumbro com tantos lugares bons pra tomar aquela cervejinha gelada, e claro bater um papo bem legal” afirmou Rose Freitas, 27 anos, Advogada.

Muitas são as opções e gostos, um lugar pode favorecer os mais calmos e outro os mais agitados, já outros bares servem pra namorar e paquerar. Entre os mais visitados e requisitados estão:

COPO AMERICANO

Com capacidade para 400 pessoas durante o dia e 220 à noite, o Copo Americano tem bombado, desde a sua abertura. Na casa, os que se habilitam à maratona gastronômica podem desfrutar de petiscos como acarajé, coxinha, empadinha, escondidinho de charque e de camarão, bolinho de camarão e queijo, pastel, kibe e tantos outros. Tudo em tamanho de coquetel, para que o cliente não saia de lá sem experimentar as diversas opções. Outro ponto forte do Copo Americano é o rodízio de carnes.

Av. Rui Barbosa, 218 - Graças - Recife - PEFone: (81) 3222.8415
Funcionamento: todos os dias, do meio-dia até o último cliente

A CASA DE BANHOS

Também conhecido como Bar do Dique, já foi ponto de encontro da elite pernambucana no final do século [passado? qual?]. Fica num recife natural, entre o rio e o mar. Super visual. Hoje é um lugar lindo para namorar ou até mesmo trair o namorado (a).

Endereço: Arrecifes do Porto do Recife, s/n, km 01, Brasília Teimosa
Telefone: (81) 3467 9951

BURAQUINHO

Comidinha regional bem baratinha, é um lugar fofo. Fica no Pátio de São Pedro, que é lindo e super tradicional. Passou um tempo meio " baixaria" mas agora é o Point dos modernos e antenados.

Endereço: Pátio de São Pedro, s/n, Santo Antônio

PARAXAXÁ

Quem vem de fora não esquece e quem mora na cidade também não. Comidinha regional num ambiente com cara de casa do interior. Banquinhos de madeira escura, toalhinhas de chita [não seria xita?], muro de cerca de madeira rústica (com ovos de galinha espetados para espantar o mau olhado), garçons vestidos a caráter e bonequinhos de pano espalhados pelo lugar, dão um clima bem especial. As sobremesas são um absurdo e infelizmente engordam muito. É preciso, necessário, imprescindível, experimentar o queijo de coalho com mel de engenho.

Endereço: Rua Baltazar Pereira, 32, Boa Viagem. Fone: 34637874
Av 17 de Agosto, 807, Casa Forte. Fone: 32684119

GUAIAMUM GIGANTE

Uma verdadeira muvuca invade este bar todos os dias para comer os bichinhos das patas peludas. A comida, além de ótima, vem em quantidade especial para trabalhadores braçais. O preço é bom também. Ideal para um happy hour animado e barulhento. A cerveja está sempre gelada.

Endereço: Rua Doutor José de Góes, 299, Parnamirim.
Telefone: (81) 3441 1509

PÁTIO DE SÃO PEDRO

Segue o mesmo caminho da Rua do Bom Jesus: devido à importância histórica e arquitetônica, virou badalação. Arrodeado de casinhas pitorescas e ainda de uma igreja, o Pátio abriga bares, restaurantes (entre eles o Buraquinho) e ainda a Casa do Carnaval. Muitas vezes é palco de apresentações folclóricas e shows. Tem comida e bebida para todos os gostos. Fica no Bairro de Santo Antônio.

Produção de vídeo: Luciana Oliveira

Um comentário:

Manuela Allain Davidson disse...

Kléber, tive que separar o seu texto que inicialmente estava publicado num bloco só - à excessão dos SERVIÇOS que ficaram bem legais e elaborados. Lembre-se que na web RESPIRO é coisa fundamental entre os parágrafos, ou não haverá cristão que aguente ler por uma tela de computador tão brilhante. Minhas dúvidas e observações quanto à redação estão em destaque no seu post original. No mais, parabéns! O post ficou leve e divertido como o redator!