segunda-feira, novembro 12, 2007

Ruas do Centro serão monitoradas


Por Gabrielle Takahashi
Do Feira Livre

O centro do Recife vai passar a contar com 200 câmeras de monitoramento de ruas e avenidas mais movimentadas do Recife. A ação tem como objetivo auxiliar o esquema de segurança pública de Pernambuco e combater a criminalidade na cidade. O anúncio foi feito pelo vice-governador do Estado, João Lyra Neto. “Estive visitando o maior centro de monitoramento de segurança, localizado em Campinas, que servirá como modelo para nossas ações”, declarou.

Antes mesmo da chegada de dezembro, mês em que aumenta o número de pessoas fazendo compras, o centro do Recife tem sido alvo constante de bandidos. Comerciantes e clientes temem as investidas dos assaltantes, já que nas últimas semanas até troca de tiros entre assaltantes e policiais militares aconteceram nas ruas do centro.
As câmeras apenas serão instaladas no prazo de noventa dias, ou seja, após as festas de final de ano. Segundo a Policia Militar de Pernambuco para garantir a segurança da população no centro, a partir do próximo mês será aplicada a Operação Papai Noel. A ação vai reforçar o policiamento na região com um efetivo de mais de 300 homens.

Na semana passada no centro da cidade, uma loja de calçados, uma farmácia e uma casa de jogos foram assaltadas, sendo a última com os clientes ficando como reféns. Para a costureira, Glaúcia Renepont, que costuma ir semanalmente ao centro da cidade o medo da violência tem aumentado com os casos vistos nos últimos dias. “Tenho medo da situação em que se encontra a cidade, tento ir cada vez menos por lá”, declarou. A comerciante, Valdivia Gonçalves, garante que a falta de segurança pode diminuir o número de consumidores. “Os clientes ficam com medo de vir fazer compras no centro e preferem se dirigir aos shoppings, que contam com segurança particular”.

Nenhum comentário: