segunda-feira, novembro 19, 2007

A professora não ensinou isso na escola!


Por Fernanda Ribeiro
Do Feira Livre

Desde a década de 60 o dia 20 de novembro é celebrado como o dia da Consciência Negra, e remete a morte de Zumbi dos Palmares, que foi um dos maiores ícones da resistência a escravidão no Brasil. A data tenta chamar a atenção da sociedade para os diversos tipos de explorações e exclusões sofridas pelos negros desde a chegada deles em solo brasileiro.

Na tentativa de minimizar os débitos com os negros que ajudaram na construção do país desde os tempos do Brasil colônia, foi sancionada em janeiro de 2003 pelo presidente Lula, a Lei nº 10 639, que obriga as escolas públicas e particulares a lecionarem a disciplina de História e Cultura Afro-brasileira no ensino fundamental e médio.

Mas, como grande parte das leis brasileiras...não saiu do papel! Em Pernambuco por exemplo, a implantação da lei ainda é uma realidade muito distante escolas do estado.“Não existe nenhum município pernambucano que tenha implementado totalmente a lei. Existem apenas ações isoladas. Estamos tentando criar um Fórum Estadual de Diversidade Racial na Educação e realizar um monitoramento da aplicação da lei na rede estadual de ensino”, afirma Ana Paula Maravalho, do Observatório Negro de Pernambuco.

O dia 20 de novembro deveria ser lembrado não só pela discriminação ao negro e pelas apresentações de grupos de afoxés e maracatus em lugares públicos, mas celebrado pelos pequenos grandes feitos que fazem parte da história do nosso país e que passam despercebidos por milhares de brasileiros que querendo ou não, têem um “pezinho na senzala”. Será que a falta de respeito e consciência da importância do negro para o Brasil é porque "o brasileiro não tem memória???"Que nada!É porque nas lições da escola os negros só fazem parte da história do país no assunto da Lei Áurea!

Nenhum comentário: