segunda-feira, novembro 26, 2007

Um Domingo Oriental

Por Rafael Dias Nascimento
Do Feira Livre

Quem foi passear pela Rua do Bom Jesus no bairro do Recife no último domingo se surpreendeu com uma feira típica japonesa. A 11ª Feira Japonesa, que é idealizada pela Associação Nordestina de ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej), comemorou os 99 anos da imigração japonesa no Brasil com muitas atrações oficinas e variedades. O evento acontece em parceria com a Associação de Cultura Japonesa do Recife (ACJR), a Associação de Jovens Nikkeis do Recife (Seinenkai) e a Associação Cultural Barsil-Japão (ACGJ), entidades que reúnem os representantes da colônia japonesa no Estado e que formam a Casa do Japão.

A abertura oficial aconteceu às 10hs com uma cerimônia Kagami Biraki, uma comitiva de abertura com distribuição de sakê, teve a participação do Cônsul Geral do Japão no Recife, Toshio Watanabe. O Cônsul acha muito importante a Casa do Japão realizar um grande evento, pois “estimular a difundir a cultura nipônica entre os pernambucanos é nosso maior objetivo”, afirma. Para o Prefeito João Paulo o evento “é uma oportunidade de todos conhecerem mais sobre esta rica cultura”.

A feira conta com estandes com a venda de artesanatos, comidas típicas, oficinas gratuitas de origami, bonsai e ikebana (arte de fazer arranjos florais), como também espaços para anime e mangás (desenhos animados). Uma das novidades deste ano foi a apresentação do Grupo de Taiko da Paraíba (instrumentos de percussão).

Pela manha teve a apresentação do grupo de dança Yosakoi Soran, Seinenkai do Recife, fazendo sua primeira apresentação no evento, Coral de Crianças da Escola de Língua Japonesa da ACJR. Na parte da tarde o publico se divertiu com karaokê, desfile de Yukata – Kimono de verão, da Comunidade Japonesa do Recife e apresentação de artes marciais.

O encerramento do evento foi com uma apresentação da dança típica japonesa Bon-Odori (confira mais sobre essa dança TÍPICA no site: http://www.nj.com.br/especial/especial_20070430.php), com os membros da colônia japonesa e teve a participação do público. A feira terminou às 22 horas.
Preparamos um vídeo para você ver na prática essa dancinha típica do Japão, então assista ai!!!


Mangas - Para satisfazer os fãs dos Quadrinhos japoneses, a Banca Elshaday estará presente no evento com o QG do Mangá (estande número 7), no qual estarão à venda publicações como Cavaleiros do Zodíaco, Mai – A Garota Sensitiva, Ranma ½ e Lobo Solitário, além de muitas outras revistas, minisséries e edições especiais. O fanáticos pelos mangá’s puderam ir fantasiados dos seus personagens favoritos. Veja como foi a programação completa no endereço http://i112.photobucket.com/albums/n162/snowspeeder_2006/bigorna/feiraj_10.jpg
Confira um pedacinho das apresentações nos vídeos amadores abaixo:


Confira outro!!!



Nenhum comentário: