sexta-feira, novembro 09, 2007

Invasão na UFPE já dura 14 dias...

Por Rafael Dias Nascimento
Do Feira Livre.






A ocupação do prédio da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) já dura 14 dias e o seu funcionamento só voltará ao normal após a saída total dos manifestantes.
O protesto é contra a implantação REUNI, projeto que prevê o aumento do número de vagas em vários cursos e mais investimentos a partir do próximo ano, que os alunos afirmam ser anti-democrático.




O Pró-Reitor de planejamento decidiu que os funcionários não poderiam trabalhar nestas condições mesmo com os manifestantes terem garantido que a entrada dos funcionários responsáveis pela contabilidade e pelo pagamento das bolsas estavam liberadas. Ramos afirma que o mais importante é a desocupação do prédio, “mesmo que permitam a entrada, não interessa à universidade trabalhar dessa forma” afirma.



Vários problemas estão sendo provocados pelo impacto da ocupação, como atrasos nos pagamentos dos funcionários, pois a folha de pagamento fecha dia 9, fim dos prazos para o estabelecimento ou prorrogação de convênios e pagamentos de despesas, entre outros.
Os estudantes não dão entrevistas, e a única forma de comunicação com a imprensa é através do Blog (http://ocupaufpe.blogspot.com/), em texto os manifestantes afirmam que é garantida a segurança dos funcionários, pois a luta deles é contra o REUNI. O mandato de reintegração de posse já foi expedido pela justiça, mais ainda não foi cumprida até o momento. A Policia Federal alega que a ação ainda não tem data para ocorrer.

Nenhum comentário: