segunda-feira, novembro 12, 2007

Grandes investimentos para atrair consumidores.

Por Rafael Dias Nascimento
Do Feira Livre.

A corrida em busca da melhor campanha de natal para chamar a atenção dos consumidores já começou nos principais shoppings do Grande Recife. Com investimentos cada vez maiores, os centros de compras se especializam nas ornamentações, com o alvo no crescimento nas vendas de natal.




O Shopping Tacaruna teve seu tema “A Fantasia do Natal” inaugurado no sábado (10), às 16h, com a chegada de Papai Noel na praça de eventos. A decoração, que tem como destaque caixas de presente gigantes, foi montada em uma área de 168 metros quadrados inspirada na magia da fabricação e distribuição de presentes pelo Noel. Na área externa do shopping, a decoração fica por conta de mil lâmpadas produzindo efeitos especiais, complementadas por 200 estrelas diamante, 200 arcadas de festões e 160 cascatas de micro-lâmpadas.


Para marcar os 14 anos do Tacaruna, também comemorados no domingo, teve show com os garçons cantores do Manhattan, às 13h e às 18h, na Praça de Alimentação. No ano passado, os preparativos para a época natalina do Shopping Center Tacaruna custaram cerca de R$ 1 milhão, este ano o investimento foi de R$ 1,2 milhão para a preparação da “A fantasia do natal”. Mais informações pelo site (http://www.shoppingtacaruna.com.br/).

O Shopping Guararapes trouxe uma novidade na sua ornamentação inaugurada no mesmo domingo, é um globo de neve de seis metros de diâmetro. Em seu interior, milhares de flocos de neve artificial prometem dar o clima de Natal. O sistema, desenvolvido nos Estados Unidos, já passou por 17 shopping-centers norte-americanos e dois mexicanos, chegando pela primeira vez a Pernambuco. A iniciativa de baixar o clima e fazer nevar em Recife teve um custo de R$ 720 mil, e promete elevar as compras em até 18%. Fique por dentro de toda a programação natalina pelo endereço eletrônico http://www.shoppingguararapes.com.br/.

Já o maior centro de compras da cidade, o Shopping Recife, era sua campanha lançada no próximo dia 15 e contará com uma cenografia especial, composta por personagens de Walt Disney. A estrutura traz uma árvore de Natal gigante, iluminada com micro-lâmpadas e decorada com laços e bolas coloridas.

O centro de compras também preparou para o dia 15 um show com o ilusionista Ben Ludmer, que será responsável pela "chegada mágica" de Papai Noel. São esperadas cerca de 55 mil pessoas para o lançamento da campanha do Shopping Recife. Um show pirotécnico de aproximadamente 12 minutos anunciará a abertura dos festejos natalinos, que trará ainda uma decoração externa composta por duas mil lâmpadas representando 300 estrelas de cinco pontas. O mega evento natalino teve o maior custo já investido no centro de compras, R$ 1,3 milhão, espera-se ter cerca de 55 mil pessoas na inauguração e um aumento de 20 % de vendas. Confira tudo detalhado no site http://www.shoppingrecife.com.br/.

O Plaza Shopping também apostou na ornamentação para atrair mais consumidores, com um investimento de R$ 450 mil, preferiu resgatar a tradição através do universo dos Contos de Natal. Os pisos do centro de compras ganharão bolas, pinhos secos e mais de 20 árvores em cachepós. Uma ilha de Duendes receberá os visitantes. O Plaza ganhará, ainda, uma decoração luminosa externa diferenciada, aproveitando o novo edifício garagem e o próprio prédio do shopping. Segundo Catharina Ferreira, gerente de marketing do Plaza, foi investido 15% a mais nas ornamentações que no ano passado.

O comércio tenta atrair ao máximo para aumentar as vendas, e vale tudo, desde as decorações aos horários extras para as compras, como por exemplo as madrugadas no shopping, com músicas, brincadeiras e promoções. Os altos investimentos não seriam feitos se os comerciantes não recebessem o devido retorno financeiro. E é o Natal, depois do Dia das Mães, que mais movimenta o comércio.

Nenhum comentário: