sexta-feira, novembro 09, 2007

Evento Mundial em Olinda discute Paisagem Urbana


Os maiores nomes da arquitetura estarão em Olinda de 11 a 14 de novembro. Entre os principais nomes do evento, está Francesco Bandarin, diretor do Centro de Patrimônio da Unesco é responsável por todos os processos de validação e conferência de títulos dados pela entidade às cidades patrimônio.

Eles participam da Conferência sobre Paisagens Históricas Urbanas nas Américas. A abertura está marcada para as 19h deste domingo, no Convento de São Francisco, na Rua São Francisco, Carmo, Olinda. O evento desta noite será aberto ao público e está sendo promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o pelo Centro de Patrimônio Mundial da Unesco.

Serão discutidas soluções para os problemas das cidades históricas. Suas urbanizações, tombamentos, a forma como estão crescendo e o que está sendo feito para que Olinda continue sendo Patrimônio Histórico Mundial.

A realização da Conferência em Olinda coincide com o início das obras de restauração do Conjunto Franciscano da Cidade Alta, gerenciado pela Fundação Maria Nóbrega e a entrada do Brasil no Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO. A organização é composta por 21 países e é responsável pela aplicação da Convenção da entidade sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. Além do Brasil, passam a fazer parte do Comitê, por um período de quatro anos: Austrália, Bahrein, Barbados, China, Egito, Jordânia, Nigéria e Suécia.

Nenhum comentário: